Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Europa: bolsas fecham sem direção única, com ganho de ações ligadas a commodities


Por Agência Estado Publicado 11/10/2021 às 16h34 Atualizado 20/10/2022 às 19h37
Ouvir: 00:00

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 11, em meio a um volume menor de negociações por conta do feriado de Columbus Day nos Estados Unidos. Ações de companhias ligadas a commodities industriais se destacaram hoje nas praças do Velho Continente, acompanhando as altas nos preços do petróleo e de metais básicos no mercado futuro.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,05%, aos 457,53 pontos.

O FTSE 100, de Londres, foi o que registrou melhor desempenho dentre os principais índices acionários europeus, em alta de 0,72%, aos 7.146,85, na máxima diária. O papel da mineradora Anglo American (+5,20%) liderou os ganhos, em alta seguida por outras companhias do setor, como Rio Tinto (+3,49%), Antofagasta (+4,18%), Glencore (+3,29%) e BHP (+3,21%).

O setor teve dia positivo diante do salto de 9,44% do minério de ferro em Qingdao, na China, na retomada das negociações do insumo. O desempenho do minério de ferro ainda impulsionou os preços de metais básicos no mercado futuro, tanto em Nova York quanto em Londres.

O petróleo também teve dia positivo, e o barril do WTI chegou ao seu maior valor em sete anos durante a manhã. O movimento deu tração a ações de petroleiras europeias, como a francesa Total Energies, cujo avanço de 2,01% ajudou o índice CAC 40 a fechar em alta de 0,16%, aos 6.570,54 pontos. Movimento similar ocorreu em Frankfurt, com a Siemens Energy subindo 2,41%. O índice alemão DAX, porém, teve leve baixa de 0,05%, aos 15.199,14 pontos.

Com o feriado nos EUA, investidores europeus focaram no noticiário econômico local, que contou com discursos de dois dirigentes do Banco Central Europeu (BCE). Entre eles, o economista-chefe da instituição, Philip Lane, adotou tom otimista ao considerar os possíveis impactos econômicos da variante delta do coronavírus sobre a zona do euro, e alertou quanto a eventuais choques causados pela alta nos preços do setor de energia.

Já o presidente do Banco da Espanha e dirigente do BCE, Pablo Hernández de Cos, disse que a exposição do sistema financeiro europeu às criptomoedas é “limitada”, mas alertou que ela pode se elevar no futuro.

Entre outros índices europeus, o FTSE MIB, de Milão, recuou 0,46%, aos 25.930,46 pontos, o madrilenho IBEX 35 teve perdas de 0,63%, aos 8.899,00 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, fechou em alta de 0,40%, aos 5.537,03 pontos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

Geral

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…


Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa…