Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Evento gratuito da OAB discute nova lei italiana que dificulta cidadania para brasileiros


Por Thiago Danezi Publicado 21/05/2025 às 09h49
Ouvir: 00:00

A Comissão de Direito Internacional da OAB Paraná promove no próximo dia 28, às 19 horas, um evento híbrido e gratuito para debater os impactos da nova lei italiana aprovada nesta terça-feira, 20. A nova legislação do país europeu limita o reconhecimento da cidadania italiana por descendência a apenas duas gerações nascidas fora da Itália, afetando milhares de brasileiros de origem italiana.

O encontro será realizado presencialmente na sede da OAB Paraná, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB-PR no YouTube, permitindo ampla participação do público e da comunidade jurídica.

WhatsApp Image 2025-05-21 at 09.46.24
Foto: Bruno Todeschini/Agência RBS

Participam do debate importantes nomes da área:

  • Fabio Porta, deputado italiano eleito na América do Sul;
  • Walter Petruzziello, conselheiro do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior);
  • Steeve Dias, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-PR;
  • Silvia Barros, diretora administrativa da Comissão;
  • Bruna Roncolatto e Paulo Magnani, também membros da comissão.
image

A diretora administrativa, Silvia Barros, destaca a importância do evento para orientar a comunidade: “Essa nova lei pegou todos de surpresa, entrando em vigor imediatamente e gerando muitas dúvidas, especialmente para brasileiros com processos em andamento. Nosso objetivo é trazer clareza e apoio para que possam entender os efeitos dessa mudança e como proceder daqui para frente.”

Silvia também destaca o papel da OAB Paraná na articulação institucional e no apoio à advocacia que atua com cidadania italiana. “A lei impacta diretamente o trabalho de muitos profissionais que lidam com esse tema no dia a dia. É fundamental que a OAB esteja atenta, promovendo debates, reunindo especialistas e oferecendo um espaço qualificado para troca de informações e estratégias”, afirmou.

Walter Petruzziello, conselheiro do CGIE, destaca a importância da mobilização institucional: “Este decreto representa um retrocesso nos direitos dos descendentes de italianos no mundo. É fundamental que instituições como a OAB se posicionem e ajudem a sociedade a compreender o cenário e buscar alternativas jurídicas e políticas”, afirmou.

Durante o evento, serão discutidas não apenas as alterações na legislação italiana, mas também possíveis caminhos jurídicos para os descendentes que já vinham buscando o reconhecimento da cidadania, bem como ações coletivas e estratégias de atuação diplomática.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

SP registra nos primeiros 11 meses de 2025 o maior número de mortes de pedestres desde 2015


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…


O número de pedestres mortos no trânsito da cidade de São Paulo no período de janeiro a novembro deste ano…

Geral

Alesp aprova projeto que autoriza sepultamento de cães e gatos junto aos donos


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta semana o Projeto de Lei 56/2025, que autoriza, em…

Geral

Anvisa proíbe comercialização de quatro marcas de suplementos; veja quais


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma ação fiscal que determinou a proibição, apreensão e o recolhimento de…