Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Expectativa para Selic no fim de 2022 permanece em 11,75% ao ano no Focus do BC


Por Agência Estado Publicado 07/02/2022 às 12h42 Atualizado 20/10/2022 às 13h03
Ouvir: 00:00

Após sinalização direta do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de que deve reduzir o ritmo de alta da taxa Selic no próximo encontro, os economistas do mercado financeiro mantiveram a projeção para os juros básicos da economia no fim de 2022. A projeção continuou em 11,75%, conforme o Relatório de Mercado Focus, mesmo porcentual de um mês atrás. Mas, considerando apenas as 45 respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim deste ano cedeu de 11,88% para 11,75%.

“Em relação aos seus próximos passos, o Comitê antevê como mais adequada, neste momento, a redução do ritmo de ajuste da taxa básica de juros. Essa sinalização reflete o estágio do ciclo de aperto, cujos efeitos cumulativos se manifestarão ao longo do horizonte relevante”, disse o Copom, após elevar a Selic em 1,50 ponto porcentual este mês, de 9,25% para 10,75% ao ano.

O colegiado, porém, repetiu que irá perseverar na estratégia de aperto monetário “até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, preocupado com o aumento das projeções de inflação e o risco de descolamento da inflação em prazos mais longos.

No Boletim Focus, o cenário para a taxa básica de juros da economia foi mantida para os anos seguintes. A estimativa do Focus para a taxa Selic no fim de 2023 continuou em 8,00%, ante igual taxa há quatro semanas. Para 2024, ficou em 7,00%, mesmo porcentual de um mês atrás. Da mesma forma, a previsão para o fim de 2025 continuou em 7,00%, repetindo a taxa de quatro semanas atrás.

Projeções mensais

As projeções mensais para a taxa Selic mostram que o mercado financeiro continua a esperar o fim do ciclo de alta dos juros básicos em maio, a 12%, conforme o Sistema de Expectativas do Banco Central.

A mediana aponta para uma alta de 1,00 ponto porcentual no próximo encontro, em março, a 11,75%, seguido de um aumento residual de 0,25 ponto porcentual em maio, para 12%. A taxa ficaria neste patamar até quase o fim do ano. Em dezembro, a estimativa mediana é de redução da Selic a 11,75%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…