Expert elege 4 suplementos que são poderosas fontes antienvelhecimento
No imaginário popular, o processo de envelhecimento está associado ao cabelo ficar totalmente branco, dispor de uma pele mais flácida, além da dificuldade de locomoção e perda de memória. Embora a verdadeira fonte da juventude ainda não tenha sido encontrada, vale conhecer suplementos naturais que oferecem propriedades antienvelhecimento.
Doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo, Lucas Cintra, elenca quatro fórmulas e reitera quanto às doses usuais mencionadas serem baseadas em estudos clínicos.
1. Quercetina
O doutor explica sobre a quercetina ser um flavonoide amplamente encontrado em alimentos, como maçãs, cebolas, chás e vinho tinto. “O ativo é reconhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, salienta Lucas.
2. Resveratrol
Também pertencente aos compostos bioativos, o resveratrol é naturalmente encontrado em uvas, frutas vermelhas e amendoins, conforme destaca o especialista: “Passou a ser estudado devido às propriedades antioxidantes e pela capacidade de promover a longevidade celular.”
3. Pirroloquinolina quinona, também conhecida como PPQ
“A pirroloquinolina quinona é um cofator redox e está presente em alimentos como salsa, kiwi e chá verde”, aponta o expert. Ele frisa que a vitamina do complexo B integra fontes antioxidantes e tem a capacidade de estimular a “biogênese mitocondrial.”
4. Galato de epigalocatequina, também conhecido como EGCG
Segundo o doutor em química biológica, esse suplemento natural é bastante abundante no chá verde e soma propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.