Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Explosão no Tatuapé: número de imóveis interditados cai para 11


Por Agência Estado Publicado 15/11/2025 às 07h30
Ouvir: 00:00

A Defesa Civil de São Paulo reduziu nesta sexta-feira, 14, de 23 para 11 o número de imóveis interditados após a explosão ocorrida no Tatuapé, zona leste da capital paulista, na noite de quinta-feira, 13. Desse total, 10 residências estão totalmente interditadas e uma está interditada parcialmente.

Na manhã desta quinta, 13, eram 12 residências totalmente interditadas e 11 parcialmente, totalizando 23 imóveis. Após nova vistoria, o número foi reduzido. Das famílias desabrigadas, a maioria foi para residências de parentes e uma foi encaminhada para atendimento pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).

A explosão ocorreu em uma casa nas proximidades da Avenida Salim Farah Maluf, altura da Avenida Celso Garcia. O Corpo de Bombeiros confirmou que uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a residência era utilizada como um depósito clandestino de fogos de artifício. A explosão, registrada por volta das 19h50, atingiu imóveis vizinhos, derrubou estruturas metálicas e provocou danos em diversos veículos estacionados na região.

“Durante o rescaldo, o Corpo de Bombeiros acionou o Esquadrão de Bombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar, que localizou um corpo carbonizado entre os escombros. A vítima, um homem, seria o suspeito de armazenar ilegalmente artefatos explosivos no interior do imóvel”, afirmou a SSP.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram uma área pegando fogo e uma grande coluna de fumaça, nos arredores de prédios. Um vídeo feito por câmeras de monitoramento captaram o momento da forte explosão, com rajadas de fogos de artifícios cruzando a Avenida Salim Farah Maluf.

Em vídeos feitos por moradores de edifícios próximos ao local, é possível perceber alguns “clarões” em meio à fumaça. Usuários nas redes sociais relataram escutar um barulho alto e contam que “tremeu tudo”.

A área precisou ser isolada e, em decorrência do fogo, não foi possível saber com exatidão o local da origem das chamas no início da ocorrência. As informações preliminares da PM chegaram a indicar a possibilidade de queda de balão e danos em transformadores da rede de transmissão elétrica.

Investigação

A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da explosão. “O caso foi registrado como explosão, crime ambiental e lesão corporal no 30° DP (Tatuapé)”, disse a SSP.

A perícia do local foi requisitada e o exame necroscópico será realizado pelo Instituto Médico-Legal, segundo a pasta.

“O armazenamento ilegal de materiais explosivos representa grave risco à vida e à integridade da população, e todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para esclarecer os fatos e responsabilizar eventuais envolvidos”, afirmou o órgão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Como exemplo de Santos pode inspirar São Paulo contra queda de árvores e apagões


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…


Assim como São Paulo, Santos também foi atingida pelos fortes ventos resultantes da passagem do ciclone extratropical pelo Brasil nesta…

Geral

Retiro dos artistas lança ‘vaquinha’ para custear presentes de Natal a seus moradores


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…


O Retiro dos Artistas anunciou a criação de uma “vaquinha” online para arrecadar recursos e comprar presentes de Natal para…

Geral

Após MPTCE pedir suspensão da renovação da concessão, Enel diz cumprir com obrigações


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…


Após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPTCU) pedir a suspensão de qualquer ato administrativo relacionado à renovação…