Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

FAB intercepta aeronave suspeita do Peru e prende piloto


Por Agência Estado Publicado 23/09/2025 às 14h27
Ouvir: 00:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta segunda-feira, 22, uma aeronave suspeita na fronteira entre o Brasil e o Peru na cidade de Tefé, no Amazonas. Na ação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em coordenação com a Polícia Federal, o piloto foi detido após desobedecer às instruções e tentativas de contato da FAB ao fazer um pouso forçado.

Segundo o Comae, o avião foi detectado pelos radares da Força Aérea após entrar no espaço aéreo brasileiro. Durante a interceptação, a FAB verificou que a aeronave não apresentava plano de voo, matrícula visível ou comunicação com os órgãos de controle do tráfego aéreo.

A aeronave foi classificada como suspeita e uma aeronave A-29 Super Tucano decolou para interceptar e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Segundo a FAB, inicialmente, foi realizado o reconhecimento a distância e, em seguida, o piloto de defesa realizou a interrogação, quando se tenta estabelecer contato por rádio e visual com a aeronave suspeita.

Sem resposta do piloto, a FAB determinou que fosse aplicado o Tiro de Aviso (TAV), um disparo com munição traçante para que o piloto da aeronave suspeita obedecesse às ordens transmitidas. Como a aeronave permaneceu irredutível, segundo a FAB, foi classificada como hostil e foi alvo de Tiro de Detenção (TDE) para provocar danos e impedir o prosseguimento do voo.

Diante das ações da Defesa Aeroespacial, o piloto suspeito manobrou a aeronave para um pouso a cerca de 30 quilômetros da cidade de Tefé, em uma região desabitada. Um helicóptero da Força Aérea Brasileira, com uma equipe da Polícia Federal, deteve o suspeito no local.

De acordo com a FAB, a ação faz parte do plano conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública para o combate ao narcotráfico em áreas consideradas rotas para o escoamento de drogas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cidade de São Paulo tem previsão de chuva forte e temperatura fica mais amena


As chuvas retornam com maior intensidade no início desta semana na cidade de São Paulo, por causa da propagação de…


As chuvas retornam com maior intensidade no início desta semana na cidade de São Paulo, por causa da propagação de…

Geral

Governo cria comitê técnico para apoiar funcionamento do mercado de carbono brasileiro


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editaram decreto que institui…


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editaram decreto que institui…