Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de outubro de 2024

Faculdade de Direito da USP lança fundo ‘endowment’ para arrecadar doações


Por Agência Estado Publicado 17/02/2022 às 13h20 Atualizado 20/10/2022 às 13h52
Ouvir: 00:00

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) passa a contar, a partir desta quinta-feira, 17, com um “endowment”. É um fundo que recebe doações financeiras para serem aportadas na própria escola, que fica no Largo de São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade é a mais antiga escola de Direito do País e foi fundada no início do século 19. Esse não é o primeiro “endowment” da USP. A própria universidade criou um fundo patrimonial, como é chamado no Brasil, no fim de 2020.

Muito comum em outros países com benefícios tributários mais amplos do que no Brasil para doações, o “endowment” da São Francisco deve investir e dar suporte a projetos focados na qualidade de ensino. Os valores das doações arrecadadas e seus rendimentos serão destinados a iniciativas como oferecimento de bolsas de pesquisa, recursos a programas já existentes ou que venham a ser criados e que viabilizem dedicação à atividade acadêmica, atividades que possam colaborar para a inserção no mercado de trabalho de alunos que entram por cotas, apoio para aulas de idioma.

Segundo comunicado à imprensa, também haverá a criação de “think tanks”, organizações que “desenvolvam projetos voltados para o estudo e pesquisa de temas jurídicos que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil”. O fundo também poderá investir em melhorias físicas do prédio, recuperação do patrimônio histórico e outras infraestruturas, como a aquisição de equipamentos e salas e também investimentos em mobiliário, assinaturas de periódicos para a biblioteca.

O fundo ganhou o nome de Sempre Sanfran, um site e vai classificar como fundadores os cem primeiros que se comprometam a doar o valor correspondente ao custo da Faculdade no prazo de cinco anos. O fundo nasce com uma governança que consiste em regulamento e sistema de controles sobre os valores e aplicações, o Conselho de Administração, um Conselho Fiscal autônomo e terá gestão profissional de recursos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mulher morre em assalto no Ipiranga E noivo lamenta: ‘Difícil levantar sendo só metade’


Wilker Michel, viúvo da mulher baleada durante tentativa de assalto no Ipiranga, zona sul de São Paulo nesse domingo, 6,…


Wilker Michel, viúvo da mulher baleada durante tentativa de assalto no Ipiranga, zona sul de São Paulo nesse domingo, 6,…