Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de janeiro de 2026

Falta de energia domina ranking de maiores reclamações de consumidores em 2025, aponta Aneel


Por Agência Estado Publicado 13/01/2026 às 19h13
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta terça-feira, 13, o relatório da ouvidoria do órgão mostrando que os problemas relacionados à falta de energia, variação do consumo e ligação foram os mais frequentes dentre as reclamações recebidas de janeiro a dezembro de 2025. Dentre os distribuidores, os clientes que mais buscaram o canal para manifestações foram aqueles da Enel RJ, Light e CEEE Equatorial.

No período de 12 meses, foram 165.632 queixas recebidas, uma queda de 11,35% em relação ao ano anterior. A falta de energia é o principal problema relatado no ranking de todas as regiões do país. Outros tipos de reclamações feitas incluem a conexão de microgeração, extensão da rede, religação, cobrança indevida, etc.

No ano passado, a Aneel aprovou uma série de mudanças regulatórias. Dentre os destaques foi fixado que haverá pagamento às unidades consumidoras sempre que as interrupções ultrapassarem os limites de 24 horas para consumidores residenciais, pequenos comércios, empresas de médio porte e condomínios urbanos, por exemplo. Ou seja, aqueles na média e baixa tensão.

As interrupções consideradas são, especificamente, aquelas classificadas em situação de emergência. A garantia do direito a essa compensação não é imediata. Permanece resguardada, por exemplo, a exclusão de culpa das distribuidoras nas situações em que fique demonstrado inequivocamente que o dano resultou exclusivamente de fatores não relacionados à atuação das empresas, ou quando não há qualquer relação com a rede elétrica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CEO da Moderna prevê lançamento da vacina combinada contra gripe e covid-19 até 2028


A Moderna está de olho nos mercados internacionais, especialmente na Europa, enquanto a empresa trabalha para atingir o ponto de…


A Moderna está de olho nos mercados internacionais, especialmente na Europa, enquanto a empresa trabalha para atingir o ponto de…

Geral

Prefeitura do Rio remove escada com ‘vista instagramável’ por risco de desabamento


A prefeitura do Rio de Janeiro removeu nesta terça-feira, 13, uma escada de vidro com vista para a orla do…


A prefeitura do Rio de Janeiro removeu nesta terça-feira, 13, uma escada de vidro com vista para a orla do…