Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como vibração atmosférica induzida.
Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.
“Devido a variações extremas de temperatura no interior de Espanha, verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kv), um fenômeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Essas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, explicou a REN.
A operadora de energia ainda confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica — ocupada, na sua maior parte, por Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e pequenas porções de território francês.,
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.