Quem nunca desfrutou de um gole de água fresca de um filtro de barro na casa da tia ou da avó? Não é de surpreender que esses purificadores tradicionais ainda sejam os favoritos de muitas famílias brasileiras. Além de manterem a água fresca, os filtros de barro foram classificados como os melhores do mundo.
De acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, os filtros de barro brasileirios têm, sem dúvida, o sistema de purificação mais eficaz do planeta. Isso se deve à composição da sua câmara de filtragem e das velas de cerâmica, um material eficiente na retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.
Segundo os estudos, os filtros de barro também combatem a presença de chumbo em 95% e o parasita Cryptosporidium em 99%, que pode causar diarreia e infecções intestinais.
Como confirmado pelos cientistas, os filtros de barro são uma excelente opção para ter em casa, mas também exigem manutenção e limpeza regular para manterem a qualidade de funcionamento.
Leia mais aqui