‘Fim do mundo’? Asteroide que pode atingir a Terra tem nome e data de impacto definidos


Por Redação GMC Online

Cientistas acabam de determinar a data exata em que o asteroide Bennu, um corpo celeste com energia estimada em 22 vezes a potência de uma bomba atômica, pode se chocar com a Terra. Com uma trajetória que o aproxima do nosso planeta a cada seis anos, o Bennu representa um dos maiores riscos de impacto conhecidos. A data de possível colisão, de acordo com os estudos mais recentes, é 24 de setembro de 2182.

Foto: Pixabay

Embora o evento possa ocorrer daqui a mais de um século, a NASA já está em ação para mitigar o risco. Em uma missão que entrou recentemente em sua fase final, a agência espacial americana vem trabalhando para desviar o Bennu de sua rota em direção à Terra.

Como parte dos esforços, uma sonda foi lançada há sete anos em direção ao asteroide para coletar amostras, uma iniciativa que, espera-se, trará informações cruciais para prevenir uma colisão catastrófica. Uma análise preliminar de uma amostra retirada do asteroide Bennu indica que essa rocha espacial possui um passado surpreendentemente abundante em água — sugerindo até que ela possa ter se originado de um antigo corpo celeste com oceanos.

Relíquia antiga dos primeiros dias do nosso sistema solar, o asteroide Bennu viu mais de 4,5 bilhões de anos de história. Segundo a Nasa, como seus materiais são tão antigos, acredita-se que ele contenha moléculas orgânicas semelhantes àquelas que podem ter se envolvido com o início da vida na Terra.

Com informsações de Stars Insider e Agência Estado

Sair da versão mobile