Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de outubro de 2024

Fiocruz identifica variante da Ômicron no RJ e SC


Por Agência Estado Publicado 05/02/2022 às 21h29 Atualizado 20/10/2022 às 13h00
Ouvir: 00:00

O Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, nos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A descoberta foi feita por meio da técnica de sequenciamento genético.

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (IOC/Fiocruz), um centro de referência nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que atua no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

Segundo o instituto, o diagnóstico inicial foi feito nos Estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois Estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência.

A Secretaria de Saúde de São Paulo também informou que identificou dois casos do subtipo BA.2 da variante Ômicron na última semana, nas cidades de Sorocaba e Guarulhos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

MP do RJ recomenda que exames para transplantes sejam feitos apenas pelo Hemorio


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou à Secretaria de Estado de Saúde e à Fundação…


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou à Secretaria de Estado de Saúde e à Fundação…