25 de maio de 2025

Fortes chuvas provocam caos no ABC e litoral de SP; sirenes foram acionadas no Guarujá


Por Agência Estado Publicado 20/04/2025 às 08h24
Ouvir: 03:08

As fortes chuvas que atingiram cidades do ABC e do litoral paulista provocaram transtornos nesse sábado, 19. Além do acionamento de sirenes, mensagens de alerta severo foram enviadas para moradores da região. Deslizamentos e alagamentos foram registrados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Nas redes sociais, moradores relataram que pessoas ficaram ilhadas.

Sirene de alerta acionada no Guarujá
A Defesa Civil emitiu um alerta de fortes chuvas na região do Guarujá. A sirene da comunidade da Barreira foi acionada, e os moradores precisaram se deslocar imediatamente para um local seguro. A Escola Sérgio Pereira esteve disponível para abrigar a população em áreas de risco.

“Foi acionado o sistema de alerta Cell Broadcast, emitido no modo extremo para a região, bem como o Sistema de Alarme Remoto (SISAR)”, informou a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

No Morro do Bio, houve um deslizamento de terra e a área atingida foi interditada preventivamente. Ao menos 17 pessoas foram encaminhadas para o abrigo municipal.

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, entre 17h30 e 23h30, a cidade do Guarujá registrou todo o volume de chuva esperado para o mês de abril.

A média do mês é de 190,7mm e choveu em 6 horas o total de 191mm. Desde o início de abril, já choveu na cidade o equivalente a 282 mm.

São Vicente
Após uma chuva de forte intensidade, o asfalto cedeu na Avenida Marechal Deodoro, no cruzamento com a Rua Pero Lopes de Souza, colocando em risco a estrutura de um edifício. A Defesa Civil de São Vicente avaliou o local e não houve necessidade de retirada dos moradores.

Chuva no ABC
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, houve chamados para alagamentos em São Bernardo do Campo. O bairro mais afetado foi o Galileia, onde algumas residências foram invadidas pela água.

Em Diadema, uma chuva de forte intensidade, acompanhada por fortes rajadas de vento, causou pontos de alagamento, quedas de árvores e queda de muro.

Segundo levantamento realizado pelo CGE, a cidade de Santo André ultrapassou o volume de chuva esperado para todo o mês apenas nesse sábado. Foram 110 mm de volume de chuva, enquanto a média é de 106,6 mm.

Campos do Jordão
A chuva forte também atingiu a região de Campos do Jordão. Acompanhada por rajadas de vento, ela causou deslizamentos de terra, pontos de alagamento e quedas de árvore. Quatro pessoas desalojadas foram encaminhadas para a casa de parentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM orienta colega a virar câmera em ação que resultou na morte de jovem em SP


Uma gravação feita pelas câmeras corporais dos próprios policiais militares mostra quando um policial militar pede ao colega para virar…


Uma gravação feita pelas câmeras corporais dos próprios policiais militares mostra quando um policial militar pede ao colega para virar…

Geral

Após fala polêmica, vereadora de SP associa pessoa negra a ‘sapatos baratos’


A vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo), alvo na Corregedoria na Câmara paulistana por suposto racismo ao dizer que…


A vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo), alvo na Corregedoria na Câmara paulistana por suposto racismo ao dizer que…

Geral

Aluna viraliza nas redes depois de se formar sozinha na faculdade


A jovem Isadora Rezende, de 21 anos, viralizou nas redes sociais ao mostrar como ela foi a única aluna a…


A jovem Isadora Rezende, de 21 anos, viralizou nas redes sociais ao mostrar como ela foi a única aluna a…