Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de dezembro de 2025

Fraudes no INSS: reembolsos começam nesta quinta-feira, 24; veja os detalhes


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 24/07/2025 às 09h23
Ouvir: 00:00

Os valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas começaram a ser devolvidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quinta-feira (24/7). Os depósitos serão feitos conforme o calendário de pagamento de benefícios de julho.

Capturar
Foto: INSS/Divulgação

A devolução será feita de forma integral, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em depósitos diários para até 100 mil pessoas. O INSS informa que a fila de pagamentos seguirá a ordem cronológica de adesão. Sendo assim, quem aceitou a proposta primeiro, será ressarcido antes.

Segundo o INSS, até o momento, 839 mil beneficiários aderiram ao plano de ressarcimento. O montante representa 40,4% dos 2,05 milhões de segurados que podem fazer parte do acordo.

Como fechar o acordo pelo Meu INSS?

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  • Deslize a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
  • Clique em “Enviar”.
  • Então, é só aguardar o pagamento.

Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.

De acordo com o INSS, nos casos em que a entidade respondeu, os documentos estão sendo analisados. Durante a análise, não é possível aderir ao acordo. Após a conclusão, o beneficiário será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios, aceitar os documentos, contestá-los por suspeita de fraude ou não reconhecer a assinatura.

Caso o aposentado conteste a validade da documentação, a entidade será intimada a devolver os valores no prazo de cinco dias úteis e o caso vai passar por uma auditoria. Se a entidade não fizer a devolução, o beneficiário será orientado a buscar assistência jurídica para entrar com uma ação judicial.

Adesão

O prazo para adesão, segundo o INSS, continua aberto. Para aderir ao acordo, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou comparecer presencialmente nas agências dos Correios. Até 14 de novembro de 2025, ainda é possível contestar os descontos indevidos, e a adesão ao acordo continuará disponível mesmo após a data.

O processo de adesão é obrigatório para aqueles que desejam receber os valores de forma administrativa, ou seja, diretamente na conta em que recebe a aposentadoria ou pensão, sem precisar recorrer à Justiça.

Para o beneficiário receber o pagamento integralmente, ele precisará desistir da ação judicial contra o INSS com pedido de indenização por danos morais ou devolução em dobro. No entanto, é permitido acionar o Judiciário contra a entidade que realizou o desconto.

Antes de assinar o acordo, o valor a ser recebido pode ser consultado tanto pelo aplicativo ou site Meu INSS, quanto presencialmente em uma agência dos Correios. A assinatura do acordo é gratuita e não exige o envio de documentos.

Veja o vídeo e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é baleado e preso suspeito de tentar invadir hospital para matar mulher


Um homem foi preso na manhã do último domingo, 7, suspeito de tentar invadir um hospital para matar uma mulher,…


Um homem foi preso na manhã do último domingo, 7, suspeito de tentar invadir um hospital para matar uma mulher,…

Geral

Lula sanciona lei que aumenta para até 40 anos a pena para estupro de vulneráveis


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira, 8, a lei que endurece as penas para crimes…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira, 8, a lei que endurece as penas para crimes…

Geral

Como funciona a nova lista dos criminosos mais procurados do Brasil


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou nesta segunda-feira, 8, uma nova lista com a relação dos…


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou nesta segunda-feira, 8, uma nova lista com a relação dos…