Fruta brasileira eleita entre as melhores do mundo regula o colesterol
Considerada uma referência na gastronomia, a plataforma internacional TasteAtlas divulgou, recentemente, a clássica lista das 100 melhores frutas do mundo. O ranking elenca frutas típicas de diversos países ao redor do globo, e uma representante brasileira ganhou reconhecimento ao ocupar o 10° lugar: a jabuticaba.

Típica do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país, a fruta brasileira é descrita pelo site como uma combinação entre sabores doce e ácido. “A árvore de jabuticaba leva entre 6 e 8 anos para dar frutos, razão pela qual essas frutas são tão valorizadas”, escreveram.
Em termos nutricionais, a fruta também se destaca bastante. Em entrevista, a nutricionista do Metrópoles Juliana Andrade descreve que a frutinha redonda e de casca escura é repleta de antocianinas, antioxidantes que colaboram na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da glicemia.

Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio e ferro, nutrientes que beneficiam a pele, o sistema nervoso e a imunidade, conforme emenda a especialista. A fruta também favorece o equilíbrio intestinal e o controle do colesterol, devido ao alto teor de fibras.
Andrade explica que, embora não forneça colágeno diretamente, a presença de vitamina C na fruta impulsiona a síntese da substância no organismo. Os antioxidantes, zinco e ferro presentes na jabuticaba ajudam a proteger as fibras do colágeno, o que acaba retardando o envelhecimento da pele.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.