Galáxia, planeta…veja o que a Nasa fotografou no seu aniversário

Em comemoração aos 30 anos do Hubble, a Nasa disponibilizou um site que permite que cada pessoa veja uma fotografia tirada pelo telescópio no dia do seu aniversário. São inúmeras imagens de maravilhas cósmicas, que vão de planetas à galáxias, passando por constelações, estrelas, cometas, nebulosas e outras.
24 horas
Ativo desde abril de 1990, o Hubble explora o universo 24 horas por dia, em todos os dias do ano. Contudo, o banco de imagens do telescópio não possui uma foto para cada dia do ano, por isso, o ano pode variar no site.
Além de mostrar a foto tirada no dia do aniversário, a plataforma também explica, em inglês, qual o fenômeno da imagem. Para os nascidos no dia 1º de janeiro, por exemplo, a imagem é de 2012 e mostra a Leo IV, uma galáxia anã localizada nas proximidades da Via Láctea. Essas galáxias são dominadas por uma matéria escura, uma substância invisível que compõe a maior parte da massa do universo, segundo a Nasa.

Já os que fazem aniversário no dia 30 de junho encontram no site uma fotografia feita pelo Hubble em 1998, da Nebulosa da Formiga. Segundo a Nasa, essa nebulosa exibe intrigantes padrões simétricos nos lóbulos de gás, que são ejetados de uma estrela do Sol que está morrendo no centro.

No dia 1º de fevereiro de 2010, o Hubble fotografou uma “montanha mística” ou um pináculo cósmico turbulento situado na Nebulosa Carina.

Os aniversariantes do dia 25 de fevereiro encontram no site uma imagem de Marte, feita pela Nasa no ano de 1995.

Para acessar o site oficial, clique aqui. Para encontrar a fotografia tirada no dia do seu aniversário, selecione o mês de nascimento na opção “Select Month” e o dia na opção “Select Date”. Em seguida, clique em “Submit” e a imagem surgirá na tela do computador ou smartphone, com o nome do fenômeno.
É possível ver a imagem em tela cheia clicando na opção “See Full Image”, que significa “ver imagem completa”. Também é possível saber mais sobre a imagem cósmica ao clicar na opção “More Info”, que significa “mais informações”. A explicação estará em inglês.Também é possível compartilhar o resultado nas redes sociais (Facebook, Twitter e Pinterest). A Nasa sugere o uso da #Hubble30, de comemoração do aniversário do telescópio.