Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Garrafa PET congelada explode e assusta morador; assista flagrante


Por Redação GMC Online Publicado 18/06/2024 às 17h05
Ouvir: 00:00
image-60-96
Foto: Reprodução

Uma situação chocante foi registrada após um morador de Brasília tirar uma garrafa PET do congelador. O objeto foi colocado sobre uma bancada e, pouco tempo depois, explodiu. O circuito de monitoramento do imóvel flagrou o fato.

Por meio do vídeo, é possível perceber que a garrafa está na bancada da cozinha e, após um certo tempo, explode. Ocorre uma explosão considerada intensa, uma vez que provocou um barulho muito alto.

Assista:

Mas, afinal, por que houve a explosão?

O professor de Física da Universidade Católica de Brasília, Caio Costa, explicou que isso ocorreu devido a um processo físico, de solidificação (quando há mudança do estado líquido para o estado sólido).

“Quando a água sai do estado líquido para o estado sólido ela diminui a sua densidade e aumenta o volume. Com o passar do tempo, o volume vai aumentando e existe uma força muito alta dentro do recipiente que consegue explodir a garrafa”, disse o professor ao G1.

O físico formado pela Universidade de Brasília (UnB), Emanuel Brandão, resume as etapas do processo. Conforme o especialista, por conta da estrutura molecular e das ligações da água, ela expande ao ser congelada. Com a formação dos cristais de gelo, uma estrutura rígida ocupa o lugar que antes era do líquido. Então, uma pressão interna forte surge no recipiente e pode danificá-lo ou causar uma explosão.

Ainda segundo Emanuel, o fenômeno pode ocorrer com outros materiais também. “A estrutura destas [garrafas PET] é mais deformável do que a de garrafas de vidro. Mas, apesar disso, ainda podem ocorrer explosões utilizando garrafas de plástico”, explica.

O físico ainda aponta que a explosão pode ocorrer com qualquer líquido congelado, no entanto, o gás potencializa o fenômeno, como é o caso do refrigerante. “Em geral, qualquer líquido que contenha água está sujeito a esse tipo de ocorrência, somado a isso, líquidos que também contenham gás carbônico (CO2) como cervejas, refrigerantes e outros possuem mais propensão devido à tentativa de escape desse gás”, diz Brandão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará


O mais recente boletim epidemiológico de vigilância das síndromes gripais do Ministério da Saúde aponta um caso da chamada “gripe…


O mais recente boletim epidemiológico de vigilância das síndromes gripais do Ministério da Saúde aponta um caso da chamada “gripe…

Geral

Aneel usará processo de 2024 para acelerar análise sobre fim de contrato da Enel em SP


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) usará um processo de 2024 para acelerar a análise sobre o fim do…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) usará um processo de 2024 para acelerar a análise sobre o fim do…