Gel de açúcar faz cabelos crescerem tanto quanto minoxidil, diz estudo


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Uma das maiores vaidades masculinas é o cabelo. Porém, a calvície é transmitida geneticamente para alguns homens. Neles, o fluxo de testosterona (o hormônio masculino dominante) leva a uma progressiva redução dos fios que costuma se manifestar ao redor dos 30 anos, especialmente nas “entradas” e na “coroa” sobre a cabeça.

Existem vários tratamentos de aplicação na pele ou em comprimidos que tentam diminuir a queda dos fios ou mesmo reverter a alopecia androgenética, mas eles nem sempre são eficazes. Mesmo tratando, homens com a condição genética costumam ter uma queda capilar maior do que aqueles que não a possuem.

O estudo, publicado na revista científica Frontiers in Pharmacology (2/7), indicou que a aplicação de uma dose de gel enriquecido com um tipo de açúcar, a 2-desoxi-D-ribose (2dDR), pode estimular o cabelo a crescer novamente com efeitos semelhantes à aplicação de minoxidil, o tratamento tópico padrão ouro para estimular o retorno das madeixas.

Em testes feitos com camundongos, tanto o minoxidil quanto o gel de açúcar promoveram de 80 a 90% de recrescimento capilar nos animais com calvície induzida. A combinação dos tratamentos, no entanto, não fez muita diferença nos resultados.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile