Gestantes mais baixas têm risco maior de ter diabetes. Entenda por quê


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Algumas pesquisas têm mostrado uma ligação importante entre a altura das mulheres e o risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional (DMG) – condição que pode afetar tanto a mãe quanto o bebê. Um estudo feito por cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, sugere que as baixinhas têm um risco maior de ter a doença. A pesquisa foi publicada na revista científica National Library of Medicine.

Foto: Freepik

Embora a diabetes gestacional esteja relacionada a diversos fatores, como a genética, obesidade e histórico familiar, a baixa estatura também tem se destacado como um marcador de risco relevante.

“Há evidências consistentes apontando que mulheres de estatura mais baixa têm maior risco de desenvolver diabetes gestacional. Essa relação foi demonstrada em uma meta-análise publicada em 2019, que avaliou dados de mais de 120 mil gestantes. Os autores identificaram que, a cada 5 cm a mais de altura, o risco de desenvolver diabetes gestacional caía cerca de 20%”, exemplifica a ginecologista e obstetra Bárbara Freyre, da Clínica Trinita, em Brasília.

De acordo com as análises, mulheres mais baixas apresentaram, de forma estatisticamente significativa, uma probabilidade maior de desenvolver a condição durante a gravidez.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile