Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Goldman Sachs e outros gigantes de Wall Street miram integração a blockchain


Por Agência Estado Publicado 22/08/2022 às 21h07 Atualizado 20/10/2022 às 16h00
Ouvir: 00:00

O Goldman Sachs Group já está negociando alguns títulos e outros papéis de dívida para clientes em redes baseadas em blockchain, como Ethereum, e investe em uma plataforma própria para negociações baseadas em blockchain. O JPMorgan Chase & Co. já possui uma plataforma semelhante, a Onyx.

Os maiores bancos de Wall Street, no geral, evitam investir diretamente em criptomoedas. Mas muitos estão trabalhando silenciosamente para integrar o blockchain, a tecnologia por trás das criptomoedas, no comércio e em outros negócios.

As grandes companhias do centro financeiro de Nova York ajudam a fazer a economia funcionar, conectando compradores e vendedores de títulos e emprestando dinheiro às empresas. Mas seus negócios sofisticados geralmente são executados em sistemas antigos e debilitados. O Goldman Sachs e outros bancos esperam poder executar sistemas mais rápidos, menos custosos e, em última análise, mais lucrativos baseados em blockchains.

O blockchain, às vezes chamado de tecnologia de contabilidade distribuída, é o encanamento que mantém os mercados de criptomoedas funcionando. É basicamente um programa de software que usa um sistema aberto de manutenção de registros – um livro caixa central – para rastrear ativos e registrar transações e informações sobre a propriedade desses ativos. Cada participante opera no mesmo livro caixa central.

Os sistemas baseados em blockchain em Wall Street seriam diferentes em alguns aspectos dos sistemas por trás do bitcoin e outras criptomoedas. Podem ser redes com permissão, o que significa que uma parte central – como um banco ou um consórcio de bancos – decidiria quem tem permissão para entrar.

Fora do setor bancário, o Walmart usou blockchain para rastrear suas cadeias de suprimentos. No setor imobiliário, algumas empresas de títulos o usaram para registrar a propriedade da casa. Fonte:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Senado rejeita urgência e empurra para 2026 projeto para legalizar bingos e cassinos no Brasil


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…


O Senado rejeitou nesta quarta-feira, 17, por 36 votos a 28, um requerimento que colocaria sob regime de urgência e…

Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…