Gordura no fígado: 3 chás que ajudam a “limpar” o órgão


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo de lipídios nas células do órgão. O problema costuma aparecer em pessoas com sobrepeso, sedentarismo, resistência à insulina ou que fazem consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Embora seja silenciosa na maioria dos casos, a condição pode evoluir para inflamação e comprometer a saúde hepática a longo prazo. A alimentação exerce papel central no tratamento.

LEIA TAMBÉM: Obras do novo Trevo do Catuaí em Maringá chegam a 85% de execução; veja os detalhes

Foto: Freepik | Reprodução

Dietas ricas em vegetais, frutas, proteínas magras e fontes de gordura boa ajudam o fígado a metabolizar melhor a glicose e a gordura que circula no sangue. A perda de peso gradual, associada à prática regular de exercícios, também é uma das medidas mais eficazes para reduzir a esteatose.

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles listaram os três melhores chás que podem contribuir a diminuição da gordura do fígado, quando usados de forma complementar ao tratamento indicado pelo médico. Confira!

Chá verde

O chá verde se destaca pela presença de catequinas, especialmente a EGCG, molécula antioxidante que reduz processos inflamatórios ligados ao fígado gorduroso. Essas substâncias ajudam o organismo a lidar melhor com o acúmulo de gordura nas células hepáticas e favorecem o ajuste da sensibilidade à insulina, mecanismo essencial para controlar a esteatose.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile