Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Gordura no fígado: chá anti-inflamatório pode ajudar a ‘limpar’ órgão


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 23/10/2025 às 15h31
Ouvir: 00:00

O cardo-mariano é uma planta medicinal conhecida há séculos por suas propriedades desintoxicantes e protetoras. Seu chá tem se popularizado entre pessoas que buscam alternativas naturais para auxiliar no tratamento da gordura no fígado, condição chamada de esteatose hepática.

image
Foto: Unsplash

Segundo o Ministério da Saúde, o problema pode surgir por má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de álcool ou uso prolongado de certos medicamentos. Quando não tratada, a condição pode evoluir para inflamações mais graves, como a esteato-hepatite, fibrose ou até cirrose hepática.

De acordo com o nutricionista Everton Batista, a bebida feita do cardo-mariano é uma opção com potencial para ajudar a tratar o acúmulo de gordura no fígado. Rico em silimarina, um composto antioxidante, o chá ajuda a regenerar as células hepáticas e a eliminar toxinas que se acumulam no organismo.

“Além do poder regenerativo de células hepáticas, o chá pode contribuir para o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares”, explica.
O especialista diz ainda que o chá pode contribuir para a digestão e melhorar o metabolismo. Isso ocorre porque a silimarina atua diretamente nas células hepáticas, facilitando a remoção de substâncias tóxicas e fortalecendo o fígado contra o estresse oxidativo.

image
Foto: Unsplash

Como preparar o chá de cardo-mariano

  • Ferva 250 ml de água.
  • Adicione 1 colher (chá) de sementes trituradas de cardo-mariano.
  • Desligue o fogo e tampe o recipiente por cerca de 10 minutos.
  • Coe e consuma ainda morno, até duas vezes ao dia.
  • O sabor pode ser suavizado com limão ou hortelã, se desejado.

Para a nutricionista Beatriz Rodrigues, o cardo-mariano tem ação anti-inflamatória e antioxidante e pode auxiliar na limpeza do fígado com melhora significativa no funcionamento do sistema digestivo. “Mas deve ser utilizado para apoiar e não substituir o tratamento adequado da condição”, alerta.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…