Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Gorduras do bem: médico revela os alimentos que protegem o coração


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/08/2025 às 14h05
Ouvir: 00:00
Hand cupping stethoscope health concept
Hand cupping stethoscope health concept

Muita gente não sabe, mas existem gorduras que podem fazer bem à saúde cardiovascular. São os ácidos graxos insaturados, que atuam no organismo elevando o colesterol HDL, o chamado colesterol “bom”, e diminuindo o LDL, conhecido como colesterol “ruim”.

Entenda

  • O colesterol LDL (“ruim”) favorece o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, formando placas que estreitam ou obstruem o fluxo sanguíneo;
  • Esse processo aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, aneurisma e derrames, por exemplo;
  • Em contraposição, o colesterol HDL (“bom”) controla o excesso do LDL no organismo. Para isso, ele remove o colesterol “ruim” das artérias, levando-o de volta para o fígado, onde é metabolizado e, consequentemente, eliminado do corpo;
  • Com isso, o colesterol HDL previne a formação de placas de gordura nas artérias. Também possui ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as artérias contra lesões e inflamações.

Popularmente conhecidos como “gorduras do bem”, os ácidos graxos insaturados contribuem para a proteção dos vasos sanguíneos e o bom funcionamento da circulação.

“Além de melhorar o perfil lipídico, os ácidos graxos insaturados possuem ação anti-inflamatória, reduzindo processos que comprometem a saúde vascular”, revela  o cirurgião vascular Herik Oliveira à coluna Claudia Meireles.

Alimentação é protagonista na proteção cardiovascular

Segundo o especialista, uma boa forma de aumentar as gorduras boas no corpo é incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3 como abacate, nozes, sementes, azeite de oliva, e peixes como salmão e sardinha, por exemplo.

Além disso, o médico também recomenda aumentar o consumo de fibras e minerais para melhorar ainda mais a circulação sanguínea. Confira a seguir:

  • Frutas cítricas, como laranja, limão, acerola;
  • Alimentos antioxidantes, a exemplo de frutas vermelhas, chá verde, alho, cebola e gengibre;
  • Folhas verdes (espinafre e couve): fontes de nitratos naturais que se transformam em óxido nítrico, promovendo a vasodilatação e melhorando o fluxo sanguíneo.

O especialista alerta ainda para os riscos do consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, encontradas em produtos industrializados, frituras e carnes gordurosas. “Elas prejudicam o organismo ao elevar o colesterol ‘ruim’ e aumentar a chance de doenças cardiovasculares”, explica. Ele recomenda evitar também o excesso de açúcar e bebida alcoólica.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel SP diz que energia está ‘voltando ao padrão de normalidade’, quatro dias após vendaval


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…

Geral

Fuvest: reflexão sobre perdão é tema da redação da 2ª fase


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…