Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Governo de SP inaugura passagem entre Estação da Luz e Sala São Paulo


Por Agência Estado Publicado 29/03/2022 às 20h31 Atualizado 20/10/2022 às 17h00
Ouvir: 00:00

O governo de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira, 29, a ligação entre a Estação da Luz – que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM – e o estacionamento da Sala São Paulo, espaço para concertos que integra o Centro Cultural Júlio Prestes.

A passagem entre os locais, que fica na vizinhança da Cracolândia, migrada na última semana para a Praça Princesa Isabel, contou com investimento na ordem de R$ 11,2 milhões, informou a gestão paulista. O valor contempla também a execução de serviços para adequação da plataforma central e a instalação de passarela provisória de acesso à Rua José Paulino.

A nova integração visa a oferecer, conforme a gestão estadual, segurança e conforto aos pedestres, com acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para isso, dispõe de rota tátil, elevador e escadas fixas para acesso ao equipamento de cultura.

Segundo o governo, o projeto do boulevard – batizado João Carlos Martins, em homenagem ao pianista e maestro brasileiro – foi elaborado para preservar as características originais do ambiente e permitir a integração do público com o contexto histórico do local.

Os 210 metros de percurso do boulevard contam com cobertura de vidro, sistema de iluminação projetado com lâmpadas led dispostas em formato horizontal e fitas que percorrem o pergolado. O espaço possui ainda bancos de madeira e sistema de sonorização conectado ao sistema de som da estação.

Além de equipe do governo, o evento de inauguração contou com participação do maestro João Carlos Martins, homenageado durante a cerimônia, e apresentação musical do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Cracolândia

Questionado sobre a Cracolândia, que recentemente migrou para a Praça Princesa Isabel, também nas proximidades, o governador João Doria (PSDB) disse estar acompanhando as movimentação no local e reforçou que a segurança “melhorou muito” na área. Ao mesmo tempo, ressaltou que “pode melhorar mais”, citando a presença de espaços culturais como a Pinacoteca nas proximidades.

“Fiquei muito triste ao chegar aqui e ver a quantidade de pessoas em situação de rua vivendo em condições desumanas e, eu diria, reprováveis, nessas circunstâncias”, apontou. “Sei que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) é uma pessoa cuidadosa, zelosa com a sua cidade. Deixo aqui um apelo também para que ele olhe com um carinho ainda maior, de atitude e de ação, aqui no entorno da Luz.”

Conforme mostrou o Estadão, imagens captadas por drones da Prefeitura de São Paulo mostram que a transferência da Cracolândia é resultado de uma ação planejada pelo tráfico há pelo menos um mês. Especialistas apontam que o fim da Cracolândia passa por prevenção e foco no usuário.

Como acessar a passagem

Quem pretende ir à Sala São Paulo vindo do sistema de transporte sobre trilhos da Estação da Luz deve seguir pela plataforma 1 da CPTM, acompanhar a sinalização e acessar direto a ligação até o estacionamento do espaço cultural.

Por outro lado, para quem vem da Sala São Paulo para embarcar na estação, é preciso validar a passagem na linha de bloqueios que está instalada na entrada do boulevard, no estacionamento do espaço de concertos. Como no local não terá bilheteria, o passageiro já deve ter o bilhete em mãos.

O horário de funcionamento do boulevard João Carlos Martins é das 7h às 23h30, de segunda a sexta, incluindo feriados. Aos finais de semana o horário é das 7h até o fim do último evento no complexo cultural, limitado até 23h30.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…