Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Greve no Metrô: governo do Estado determina ponto facultativo em órgãos públicos nesta 3ª-feira


Por Agência Estado Publicado 02/10/2023 às 14h46
Ouvir: 00:00

O governo estadual determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos da capital paulista nesta terça-feira, 3, em virtude da greve conjunta prevista para acontecer nos serviços de metrô, trens da CPTM e dos servidores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, consultas, exames e demais serviços públicos agendados para esta terça deverão ser remarcados.

“O objetivo é reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve.

Quais linhas de metrô e CPTM devem ser afetadas pela greve desta terça-feira?

As linhas do metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô devem paralisar atividades, segundo o sindicato;

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, operadas pela iniciativa privada, não serão afetadas;

O sindicato prevê paralisação de todas as linhas da CPTM de gestão pública, ou seja, as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade;
Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda seguirão operando na terça-feira, pois são administradas pela iniciativa privada.

Além dos serviços de saúde, as aulas e provas da rede estadual de ensino serão suspensas. O governo informou que elas serão reagendadas e repostas.

Servidores do metrô, trens e da Sabesp protestam contra o plano de privatizações de linhas metroferroviárias e da estatal de saneamento, uma das principais promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governo classifica a mobilização como “política”.

Uma determinação da Justiça prevê a manutenção do transporte sobre trilhos em 100% nos horários de pico e 80% nos demais períodos, além de 85% do contingente da Sabesp. Caso a medida seja descumprida, os responsáveis poderão ter de pagar multas diárias de até meio milhão de reais. A liberação das catracas, por sua vez, foi proibida por decisão judicial.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Posso ganhar atestado por cansaço? Médico e advogada dizem que sim


Ficar cansado é normal, mas quando o cansaço vira doença pode gerar até atestado para afastamento do trabalho. Sim, o…


Ficar cansado é normal, mas quando o cansaço vira doença pode gerar até atestado para afastamento do trabalho. Sim, o…

Geral

Agentes da GCM são filmados em ação truculenta contra homem no centro de São Paulo


Imagens feitas na manhã deste sábado, 6, e compartilhadas pelo Padre Júlio Lancellotti nas redes sociais, mostram um grupo de…


Imagens feitas na manhã deste sábado, 6, e compartilhadas pelo Padre Júlio Lancellotti nas redes sociais, mostram um grupo de…