Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

Gripe aviária: entenda se há risco de consumir carne e ovos no Brasil


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 16/05/2025 às 14h03
Ouvir: 00:00

O Brasil registrou pela primeira vez um caso de gripe aviária em uma granja comercial. A confirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira, 16. A notícia acende o alerta sobre os riscos da circulação do vírus influenza aviária no país, mas será que é preciso evitar o consumo de carne de aves e ovos?

image
Foto: Unsplash

Gripe aviária

  • A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Em casos mais raros também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.
  • Os principais sintomas entre humanos são: febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dificuldade para respirar.
  • Já os sinais apresentados pelas aves incluem: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia, e alta mortalidade.

O vírus da gripe aviária foi identificado em um plantel de matrizes no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o ministério, esse é o primeiro caso da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país.

Apesar do registro inédito, o órgão reforça que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, informou o Mapa.

As aves da granja afetada foram abatidas e a área foi isolada. Também foi decretado estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A pasta informou ainda que as medidas visam controlar o foco e garantir o abastecimento. “As medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas”, diz a nota oficial.

Há risco de circulação do vírus?

A gripe aviária é causada por um vírus que afeta principalmente aves. Casos em humanos são raros e geralmente estão ligados ao contato direto com aves doentes, e não ao consumo de alimentos. Isso acontece porque o vírus costuma ser específico de cada espécie, mas pode sofrer mutações e saltar para outros hospedeiros.

“O vírus da gripe [influenza] pode se adaptar a diferentes espécies, como aves, porcos e humanos. Quando ele consegue fazer esse salto, o risco de transmissão entre humanos aumenta, como vimos com a gripe suína em 2009”, esclarece Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Segundo Kfouri, a cepa H5N1 da gripe aviária já demonstrou capacidade de infectar mamíferos, como felinos e bovinos, o que acende um alerta para o risco de adaptação ao organismo humano.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Cidade da Grande SP tem 100% dos imóveis sem luz após passagem de fortes ventos


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…

Geral

Aeroporto de Congonhas enfrenta caos após cancelamento de voos por ventania forte em SP


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…