Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Guedes diz que corte no Farmácia Popular é um processo político em aberto


Por Agência Estado Publicado 14/09/2022 às 16h07 Atualizado 20/10/2022 às 17h41
Ouvir: 00:00

O ministro da economia, Paulo Guedes, minimizou nesta quarta-feira, 14, os planos do governo para cortar verbas destinadas ao programa Farmácia Popular, conforme noticiado na terça-feira, 13, pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Ao comentar o caso e citar supostos cortes de recursos utilizados para compra de fraldas geriátricas e absorventes no ano que vem, Paulo Guedes disse tratar-se de um processo político em aberto, ainda não definido.

“É um processo político, ainda não houve encaixe”, disse Guedes a empresários durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Bastidores de Brasília dão conta que o núcleo duro da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro já recuou da ideia para evitar desgastes com o eleitorado.

Guedes também aproveitou a ocasião para relativizar uma série de outras condutas do governo federal, como o desrespeito ao teto de gastos e o aumento do controle do orçamento pelo Congresso Nacional.

Segundo Guedes, o teto de gastos foi mal construído e tem falhas claras, que teriam ficado mais evidentes, por exemplo, no caso da negociação com a Petrobras pela Cessão Onerosa e, mais recentemente, durante a pandemia, quando foi necessário elevar gastos.

Segundo Guedes, o governo “não é maluco e dogmático” e foi preciso desrespeitar o controle fiscal para fazer frente ao cenário de emergência.

Com relação a distribuição de recursos dentro do pacto federativo, Guedes disse Estados e Municípios “nunca receberam tanto e quem reclama é débil mental ou militante”. Ele disse que é natural o aumento de autonomia do Legislativo sobre o orçamento e que não resta nada a fazer sobre isso a qualquer governo eleito.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel SP diz que energia está ‘voltando ao padrão de normalidade’, quatro dias após vendaval


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…

Geral

Fuvest: reflexão sobre perdão é tema da redação da 2ª fase


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…


O perdão foi o tema da redação da segunda fase do vestibular da Fuvest, principal porta de entrada para a…