Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Guedes reconhece que Brasil precisa resolver problema do desmatamento ilegal


Por Agência Estado Publicado 05/11/2021 às 17h14 Atualizado 20/10/2022 às 21h56
Ouvir: 00:00

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que o Brasil precisa resolver o problema de desmatamento ilegal, mas argumentou que o governo dobrou os recursos para o combate desse crime. “Cá para nós, Brasil realmente precisa remover problema do desmatamento ilegal”, disse Guedes, em evento que faz parte da programação do Brasil na COP-26.

Segundo o ministro, considerando a população de 20 milhões de pessoas na floresta, é necessário criar 20 milhões de empregos em preservação.

Guedes ainda afirmou que a transição para a economia verde tem de ser gradual e é preciso até um pouco de complacência, porque será dolorosa para alguns setores tradicionais.

“O abandono de formas antigas de produção é doloroso para alguns setores. Vai haver sofrimento para quem explora mina de carvão e derruba madeira. Precisamos ter um olhar complacente um pouco para essa transição”, disse ele, ao defender que a estratégia para a transição deve ser incentivar a preservação e não punir as ações de degradação ambiental.

Nesse sentido, Guedes defendeu a criação de um mercado de carbono. “Mercado de carbono dará estímulo necessário para preservação de nossas riquezas.”

O ministro também mencionou que o futuro digital e verde vai trazer “mundos novos em grande velocidade”. “Uma empresa de carro elétrico vale mais hoje que a soma das 10 maiores movidas a combustível fóssil.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…