Guia elege os 12 melhores pratos típicos do mundo. Brasil figura lista
Quando o assunto é viagem internacional, a experiência fica ainda mais legal, porque muito da cultura de cada país é revelada a partir do paladar. O guia de viagem TasteAtlas divulgou um ranking com os pratos típicos mais bem avaliados pelos viajantes mundo afora e, claro, o Brasil figura entre os primeiros.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo2-820x537-1.jpeg)
12. Xiao Long Bao, China
São bolinhos recheados, originários do Nan Xiang do século XIX. Eles são geralmente recheados com carne de porco picada, depois, cozidos no Xiaolong, um vaporizador de bambu (que dá nome ao prato) que faz ele absorver o caldo e parecer um “bolinho de sopa” depois de pronto.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-12-at-08.29.49.jpeg)
11. Pizza Margherita, Itália
A Pizza Margherita é um prato digno de uma rainha! Em 1889, a rainha Margherita de Savoy visitou Nápoles, onde foi servida uma pizza feita para se assemelhar às cores da bandeira italiana: tomate vermelho, muçarela branca e manjericão verde, feita por um chef chamado Raffaele Esposito, da Pizzeria Brandi.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-12-at-08.32.08.jpeg)
10. Pollo a la brasa, Peru
O prato foi inventado em Lima, na década de 1950, quando era temperado apenas com sal. Hoje em dia, costuma ser marinado em uma combinação especial de ingredientes, geralmente composta por vinagre, sal, pimenta, alecrim, pimenta e cerveja escura.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo10jpeg-820x442-1.jpeg)
9. Cağ kebabı
Cağ kebabı é uma variedade de kebab originária da cidade turca de Erzurum. É feito com cordeiro marinado na cebola, sal e pimenta por cerca de 12 horas, que é colocado em um grande espeto horizontal e cozido em fogo de lenha.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo9-820x530-1.jpeg)
8. Ghormeh sabzi, Irã
Ghormeh sabzi é um ensopado de ervas, comumente consumido em todo o Irã e considerado o prato nacional do país. Embora existam inúmeras maneiras de prepará-lo, o ingrediente essencial é uma combinação de ervas, geralmente feita com salsa picada, coentro e cebolinha. Outras variedades podem incluir verduras como alho-poró, couve ou espinafre, que dão ao prato sua cor verde escura e sabores ricos. Esses ingredientes essenciais são incorporados ao feijão e carne em cubos (geralmente de cordeiro) para criar um ensopado encorpado.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo8-820x547-1.jpeg)
7. Ceviche misto, Peru
O ceviche misto é um clássico aperitivo peruano que se diferencia de outros tipos de ceviche pela adição de vários frutos do mar aos peixes usados regularmente.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo7-820x547-1.jpeg)
6. Phanaeng Curry, Tailândia
O curry Phanaeng é uma variedade do curry tailandês que se caracteriza por sua textura espessa e um sabor agridoce de amendoim. É feito com carne cozida com pimenta malagueta seca, folhas de limão kaffir, leite de coco, coentro, cominho, alho, capim-limão, cebolinha e amendoim. A carne usada no curry phanaeng é geralmente bovina, frango ou pato, e o prato tradicionalmente não inclui vegetais.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo6-820x487-1.jpeg)
5. Guotie, China
A variedade frita do bolinho jiaozi , conhecido como guotie, é original do norte da China, tipicamente recheado com carne de porco picada, repolho chinês, cebolinha, gengibre, vinho de arroz e óleo de semente de gergelim.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo5-820x494-1.jpeg)
4. Tangbao, China
O nome tangbao ou tangbaozi são as bolinhas chinesas recheadas com carne e cozidas no vapor e fazem parte da mesma família do já citado Xiao Long Bao. Dependendo da origem, os bolinhos podem ser feitos com massa levedada ou simples, que geralmente é enrolada em um recheio gelatinoso, torcida e selada na parte superior e depois cozida no vapor.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo4.jpeg)
3. Amêijoas à Bulhão Pato, Portugal
Com o nome do poeta do século XIX Raimundo António de Bulhão Pato, este prato português simples combina amêijoas (molusco) e um molho saboroso à base de azeite, alho, suco de limão, vinho branco e coentros frescos.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo3-820x473-1.jpeg)
2. Picanha, Brasil
Olha ela aí, a nossa queridinha! Quem ficou na segunda colocação foi a picanha brasileira. Um corte fresco de carne bovina, que situa-se no dorso do animal, acima do bumbum. É ela quem coroa os nossos deliciosas churrascos! O nome “picanha” é derivado da palavra picana, referindo-se a uma espécie de vara usada pelos fazendeiros para pastorear o gado em Portugal e na Espanha. A técnica foi trazida para o Brasil, onde a palavra picanha era usada para se referir à parte da vaca que era espetada pelos fazendeiros com o instrumento.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo2-820x537-1-1.jpeg)
1. Caril, Japão
O caril ou karê de estilo japonês é um dos pratos mais populares do país! Comparado aos curries indianos e feito com especiaria, vegetais e carnes, o karê só é menos picante, mais doce, mais escuro e geralmente mais espesso, graças à adição de farinha. Existem três versões principais de karê no Japão – karê raisu (curry sobre arroz), karê udon (curry sobre macarrão) e karê -pan (uma massa recheada com curry). Hoje, o karê é tão popular no Japão que pode ser considerado um verdadeiro prato nacional.
![](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/melhores-pratos-do-mundo1-820x478-1.jpeg)
Com informações do site Melhores Destinos.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.