Hábitos simples reduzem risco de ataque cardíaco em 45%. Veja quais


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Um estudo feito na Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que incluir um hábito simples e rápido à rotina pode reduzir significativamente o risco de mulheres sofrerem problemas cardíacos.

Foto: Freepik

Praticar atividades físicas vigorosas diariamente, como subir escadas, carregar sacolas ou fazer sexo, pode ser suficiente para reduzir as chances de um ataque cardíaco, segundo a pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine.

O estudo foi feito a partir de dados de 22 mil homens e mulheres sedentários com idades entre 40 e 79 anos. Os participantes usaram rastreadores de atividade física aproximadamente 24 horas por dia entre 2013 e 2015, e os pesquisadores também analisaram os prontuários para avaliar a ocorrência de “grandes eventos cardiovasculares adversos”, como ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca, até novembro de 2022.

Os resultados mostraram que mulheres de meia-idade que praticam em média de três a quatro minutos de atividade física de alta intensidade diariamente tinham 45% menos chances de sofrer um evento cardiovascular grave. Elas tinham 51% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco e 67% menos chances de desenvolver insuficiência cardíaca do que as participantes que não praticavam atividade física de alta intensidade.

Mesmo as que faziam apenas um minuto e meio de atividade vigorosa diariamente corriam menos risco. Nesse caso, as chances de ataque cardíaco foram reduzidas em aproximadamente 30% e o risco de insuficiência cardíaca, em 40%.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile