Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2025

Homem morto em academia fazia a ‘pegada suicida’ no supino; entenda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 04/12/2025 às 08h01
Ouvir: 00:00

Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, fazia o exercício de supino reto com barra livre em uma academia de Olinda (PE), quando o equipamento escorregou e o atingiu em cheio no peito, causando sua morte. De acordo com especialistas, é possível deduzir, pelas imagens, que a vítima não manuseava o equipamento de forma correta ao segurá-lo com a “pegada suicida” ou “false grip”.

image
Foto: Reprodução

O caso aconteceu na segunda-feira (1º/12) e foi registrado por uma câmera de segurança. Ronald segurava o equipamento sem colocar os polegares ao redor da barra, forma que é considerada inadequada, já que desse jeito a barra fica apoiada apenas na palma das mãos e nos dedos. O laudo sobre a causa da morte ainda não foi finalizado.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) da 12ª Região/Pernambuco, Lúcio Beltrão, não se pode atribuir de maneira oficial o acidente à “pegada suicida”, mas, segundo ele, os riscos são consideravelmente maiores.

Beltrão explica que, além de fechar as mãos, é possível utilizar equipamentos para reduzir o risco do acidente, assim como o acompanhamento de um profissional, que, para ele, é essencial.

“Acho que ele pegou os cinco dedos passando da barra, se eu não me engano. Era para ter fechado. Esse nome [pegada suicida] é o que a turma chama, não é um nome científico, mas ele se colocou em risco, em perigo. O risco é o que aconteceu, que é escorregar e cair. Quando você fecha o dedo, diminui o risco de a barra cair, porque você tem um dedo ali dificultando. Eu diria que tudo que você faz para reduzir o risco, você deve tentar fazer”, afirmou Lúcio Beltrão ao G1.

Podia não ter sido isso, poderia ser que, mesmo com o dedo ali, a carga seria tão alta que ele não teria sustentado. Bom, tem muitos ‘se’, mas a pegada correta, a carga correta, são um conjunto de fatores que ajudam a evitar o acidente”, declarou.


Quem era Ronald Montenegro

  • Ronald Montenegro era uma personalidade do Carnaval pernambucano. Ele era presidente do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda, entidade dedicada a manter e contar a história dessa expressão cultural pernambucana.
  • A vítima estaria acompanhada de um personal trainer quando ocorreu o acidente fatal.
  • Montenegro recebeu os primeiros socorros ainda na academia, antes de ser levado para a UPA.
  • Ele foi sepultado nessa quarta no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no interior pernambucano.

Vídeo mostra o acidente com o supino

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem morre após ser atingido no peito por barra de supino durante exercício em academia


Um homem de 55 anos morreu depois de ser atingido por uma barra de supino enquanto realizava o exercício em…


Um homem de 55 anos morreu depois de ser atingido por uma barra de supino enquanto realizava o exercício em…

Geral

MP pede reabertura de ação contra ‘Calvo da Campari’ após coach ser acusado de agredir namorada


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a reabertura de um processo envolvendo a atriz Lívia La Gato e…


O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a reabertura de um processo envolvendo a atriz Lívia La Gato e…

Geral

Ala de caminhoneiros ameaça greve amanhã; maioria diverge por uso político da paralisação


Uma ala de caminhoneiros ameaça uma greve geral no País a partir desta quinta-feira, 04. O movimento é capitaneado pela…


Uma ala de caminhoneiros ameaça uma greve geral no País a partir desta quinta-feira, 04. O movimento é capitaneado pela…