Vai ter horário de verão em 2025? Governo revela decisão


Por Redação GMC Online

O Ministério de Minas e Energia informou que o Brasil não retomará o horário de verão em 2025. Suspensa desde 2019, a prática consistia em adiantar os relógios em uma hora. O esclarecimento foi feito para desmentir rumores sobre o retorno da medida, suspensa há seis anos.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

De acordo com o governo, o horário de verão “tinha como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, “aproveitando melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”.

Porém, em 2019, constatou-se que o horário de verão havia deixado de gerar os benefícios energéticos esperados, devido à mudança nos hábitos de consumo da população e ao aumento do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde.

Segundo o órgão, a “máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”.

Quando começaria o horário de verão?

De acordo com o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a Hora de Verão ficava instituída no Brasil da seguinte forma:

“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que tinha coincidência entre o domingo previsto para o término da Hora de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento da Hora de Verão dar-se-á no domingo seguinte”.

Além disso, o horário de verão era aplicado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Com informações do Metrópoles, parceiro do GMC Online

Sair da versão mobile