Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Incêndio de grandes proporções destrói Museu Nacional


Por Folhapress Publicado 03/09/2018 às 00h46 Atualizado 18/02/2023 às 03h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Corpo de Bombeiros do Rio foi acionado para combater incêndio que atinge neste domingo (2) o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio.

De acordo com os Bombeiros, equipes do quartel de São Cristóvão, com apoio de três outros quartéis, estão no local. Ainda não há informações sobre vítimas e o fogo começou depois que o museu já havia encerrado a visitação.

Mais antigo do país, o Museu Nacional é subordinado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e vem passando por dificuldades geradas pelo corte no orçamento para a sua manutenção.

A instituição está instalada em um palacete imperial e completou em junho 200 anos -foi fundada por d. João 6º em 6 de junho de 1818.

Com seguidos cortes no orçamento, desde 2014 não vem recebendo a verba de R$ 520 mil anuais que bancam sua manutenção e apresenta sinais visíveis de má conservação, como pareces descascadas e fios elétricos expostos.

Seu acervo, com mais de 20 milhões de itens, tem perfil acadêmico e científico, com coleções focadas em paleontologia, antropologia e etnologia biológica, entre outras.

“O maior acervo é este prédio, um palácio de 200 anos em que morou d. João 6º, d. Pedro 1º, onde foi assinada a Independência. A princesa Isabel brincava aqui, no jardim das princesas, que não está aberto ao público porque não tenho condições”, disse à Folha em maio Alexander Kellner, 56, diretor do Museu Nacional.

Em maio, 10 de suas 30 salas de exposição estavam fechadas, incluindo algumas das mais populares, como a que guarda um esqueleto de baleia jubarte e a do Maxakalisaurus topai -o dinoprata, primeiro dinossauro de grande porte já montado no Brasil.

Para reabrir a sala, interditada havia cinco meses após um ataque de cupins, o museu armou uma campanha de financiamento coletivo na internet -a meta era arrecadar R$ 50 mil.

Menos de 1% do acervo estava exposto. Entre os principais itens, o meteorito do Bendegó, o maior já encontrado no país, e a coleção de múmias egípcias, a primeira das Américas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Pularam em cima dele’: estudante morre após agressão em escola do litoral de SP


Um estudante de 13 anos morreu na terça-feira, 16, uma semana após ser agredido por colegas no banheiro da escola…


Um estudante de 13 anos morreu na terça-feira, 16, uma semana após ser agredido por colegas no banheiro da escola…

Geral

Líder do governo diz estar otimista com negociação sobre veto de Lula ao PL da ‘saidinha’


O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), avalia que há margem para negociar o veto parcial do governo…


O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), avalia que há margem para negociar o veto parcial do governo…