Permitir que os animais de estimação saiam de casa sem supervisão ou deixar saídas fáceis para rua são hábitos contraindicados aos tutores. Isso porque nas ruas os pets estão suscetíveis a contrair doenças, sofrer acidentes ou se perder.
Entretanto, caso o seu cachorro se perca, há uma esperança: existe a possibilidade de o cão encontrar o caminho de casa. Isso acontece porque esses animais possuem habilidades especiais na hora de se localizar e retornar para os braços dos tutores.
De acordo com a médica veterinária Patrícia Marchetti, relatos de cães que voltaram para casa dias depois de se perder não são incomuns. Os cachorros são dotados de uma capacidade de geolocalização natural; habilidade instintiva que os orienta no espaço. “Eles usam os sentidos olfato, audição e visão, que são extremamente aguçados”, descreve.
Os cães possuem cerca de 300 milhões de receptores olfativos e ouvem frequências muito além da capacidade humana. Marchetti explica que essas habilidades tornam possível a detecção de odores específicos, que eles conseguem rastrear por quilômetros, ou mesmo reconhecer sons de ambientes conhecidos e criar uma espécie de mapa mental dos lugares que eles já visitaram.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.