Jovem morre com câncer após ter sintomas confundidos com dor ciática
A personal trainer Kate Drummond tinha 25 anos no fim de 2020 quando começou a sentir dores nas costas constantemente. Inicialmente, a inglesa atribuiu o desconforto à má postura e também ao excesso de exercícios, já que nesta época treinava corrida de forma mais intensa.
Quando o incômodo se estendeu a uma dor constante na região da lombar e do quadril, em maio de 2021, ela procurou médicos no pronto-socorro de sua cidade, em Devon. Sem ter feito exames de imagem, os médicos a diagnosticaram equivocadamente com “provável ciática”, dor causada pela compressão do nervo ciático, na base das costas.

Apenas três meses depois, com a progressão da dor, uma ressonância magnética revelou um tumor do tamanho de uma laranja na pélvis de Kate. O câncer, identificado como sarcoma de Ewing, já estava em estágio avançado.
Câncer do tipo sarcoma de Ewing
Segundo Bruna David, oncologista da Oncoclínicas, este tipo de tumor costuma ocorrer em pessoas jovens. “O sarcoma de Ewing é o segundo tipo de tumor ósseo maligno mais comum e acomete crianças e jovens com mais frequência. Os locais em que costuma surgir são as regiões do fêmur e da pelve”, resume ela.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.