Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Jurimetria: o futuro da advocacia baseada em dados

A jurimetria é a análise estatística e preditiva de decisões judiciais. Veja mais informações sobre esse assunto na GMC Online.


Por João Victor Guirado Publicado 14/09/2025 às 08h53
Ouvir: 00:00

A jurimetria é um dos principais instrumentos para tornar a prática jurídica mais estratégica em 2025. Essa abordagem utiliza análise de dados para identificar padrões em decisões judiciais, permitindo que advogados tomem decisões mais fundamentadas e assertivas. 

Segundo o Conjur, se no passado a escolha entre Habeas Corpus e recurso especial dependia de critérios subjetivos ou da urgência do caso, “hoje é possível mapear com precisão as chances reais de êxito em cada uma dessas vias”.

Mas, o que significa jurimetria? E qual é sua importância no contexto jurídico e social? Confira neste artigo! 

O que é jurimetria e por que ela importa?

A jurimetria é a análise estatística e preditiva de decisões judiciais. Por meio dela, é possível identificar padrões de comportamento de tribunais, recorrências em julgamentos e tendências em diferentes tipos de processos. 

Leia também: Câmara de Maringá: Justiça mantém efeitos da cassação de Cris Lauer

Como funciona para advogados? 

Para escritórios e advogados, isso representa uma mudança significativa: em vez de apenas acompanhar casos isoladamente, é possível mapear probabilidades, antecipar riscos e desenvolver estratégias mais robustas.

Em outras palavras, com a jurimetria, escritórios em todo mundo conseguem aumentar a precisão de suas teses, melhorar a gestão de processos e oferecer consultoria mais estratégica aos clientes. É a aplicação de dados para tornar o trabalho jurídico mais eficiente, previsível e competitivo.

Inteligência artificial e análise de dados jurídicos

De acordo com especialistas, algumas plataformas, como por exemplo a Turivius, permitem que advogados interajam com decisões judiciais, descrevendo um caso e recebendo, em segundos, análises estruturadas, identificação de padrões relevantes e relatórios prontos para uso. 

Esse é apenas um exemplo de como a IA consegue organizar informações de milhares de decisões em 2025, cruzar variáveis relevantes e destacar tendências que seriam praticamente impossíveis de detectar manualmente. 

Qual é o futuro da advocacia no Brasil? 

A jurimetria, apoiada por inteligência artificial, representa o futuro da advocacia. Dessa forma, os escritórios que adotam essa abordagem conseguem atuar de forma mais estratégica, prever tendências, oferecer soluções mais precisas aos clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Portanto, o Direito deixa de ser apenas uma prática reativa para se tornar uma ciência orientada por dados, combinando conhecimento técnico, tecnologia e análise estatística. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Em 6 dias, CNH do Brasil soma 19 mi de usuários e 1 mi de pedidos de novas habilitações


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…


O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, ultrapassou 19,4 milhões de usuários. Conforme os dados…

Geral

Piloto de helicóptero da polícia baleado na cabeça em operação no Rio recebe alta após 9 meses


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…


O piloto de helicóptero e policial civil do Rio de Janeiro Felipe Marques Monteiro deixou o hospital nesta segunda-feira, 15,…

Geral

Enel SP diz que seguirá trabalhando para reduzir o impacto de eventos climáticos aos clientes


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…


A Enel São Paulo afirmou que reforçou, “de forma estrutural”, o seu plano operacional e que seguirá trabalhando para reduzir…