Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Lewandowski: Não excluímos GLO nem recomendamos, depende do entendimento do governador


Por Agência Estado Publicado 29/10/2025 às 22h14
Ouvir: 00:00

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira, 29, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não exclui e nem recomenda a adoção da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro. Segundo ele, a adoção da medida depende de uma solicitação do governador do Rio, Cláudio Castro (PL). A declaração foi feita em conversa com a imprensa após reunião de emergência com Castro na capital fluminense.

“Nós não excluímos e nem estamos recomendando que se faça, ou que se desencadeie uma GLO. Tudo depende das circunstâncias e depende, evidentemente, do próprio governador”, disse Lewandowski.

Segundo Lewandowski, o governo federal não tem uma opinião favorável ou contrária à GLO. O ministro explicou que a medida é uma operação excepcional quando as Forças Armadas comandam as atuações na segurança pública, acima das corporações policiais locais.

Lewandowski destacou o anúncio do escritório emergencial que vai conjugar as forças federais e forças estaduais para resolver, com rapidez, os obstáculos da crise no Rio. Segundo ele, a ação é uma prévia do Sistema Único de Segurança Pública, medida defendida pelo governo Lula e que está presente na PEC da Segurança Pública, rechaçada por governadores e por opositores ao governo.

Nesta terça-feira, 28, a operação policial mais letal da história do Rio deixou ao menos 119 mortos, segundo o governo fluminense. A ação foi feita nos complexos da Penha e do Alemão e foi tema de uma reunião emergencial convocada por Lula na manhã desta quarta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…