Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Litoral e interior registram surtos de gripe; Ilhabela volta a exigir máscara


Por Agência Estado Publicado 24/12/2021 às 20h01 Atualizado 21/10/2022 às 02h24
Ouvir: 00:00

Como no auge da pandemia de covid-19, pacientes com sintomas de gripe agora estão lotando hospitais e unidades de saúde em várias cidades do Estado de São Paulo. Alguns municípios já preparam a volta das tendas e hospitais de campanha para atender os casos de influenza. Os surtos se espalham pelo interior e a Baixada Santista, agravados pela maior circulação da variante do vírus H3N2, que ainda não é combatida pela vacina. Prefeituras estão destinando unidades de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com sintoma gripal.

O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, usou as redes sociais para anunciar a instalação de tendas em frente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Um ginásio poliesportivo será usado como centro de triagem de pacientes. “É significativo o aumento do número de pacientes procurando a rede de saúde da cidade com sintomas gripais. Se aparecerem sintomas, fique em casa e, se eles se agravarem, procure o atendimento médico”, recomendou. Ele ressaltou que as internações ainda não aumentaram, pois são, na maioria, casos leves. O município pediu um reforço de 70 mil doses de vacina ao Estado.

Em São José do Rio Preto, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse que a cidade vive surto de gripe e que os hospitais infantis estão lotados. Ele pediu que a população use máscara, álcool em gel e evite aglomerações. “Estamos praticamente sem vagas (nos hospitais), precisamos de maneira geral que a população colabore para a gente não ter problemas de falta de leitos.”

No último fim de semana, o Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, administrado pelo Estado, registrou lotação máxima nos 30 leitos de UTI e enfermaria por causa de casos de infecções pulmonares. Anteontem, a ocupação na UTI havia recuado para 90% e a enfermaria, para 60%.

Jundiaí registrou aumento de 70% nos atendimentos a pessoas com sintomas de gripe nos três últimos dias. Enquanto a média da semana passada foi de 400 pessoas por dia, entre 20 e 22 de dezembro, a média superou 700 pessoas.

“Para acelerar o atendimento, Jundiaí ampliou em 30% os equipamentos dedicados exclusivamente para o acolhimento aos sintomáticos gripais, com acolhimento adulto e infantil”, disse em nota.

Grande SP

Em Guarulhos, na região metropolitana da capital, o surto de gripe lotou as unidades de saúde. Vídeos publicados em redes sociais mostraram pacientes deitados em gramados ou no chão na UPA do bairro Cidade Soberana e na Policlínica do Jardim Paraventi. Havia também pessoas aglomeradas em calçadas e corredores, em espera de até três horas pelo atendimento.

A prefeitura informou que houve um grande aumento de pacientes com sintomas gripais. De 1.º de dezembro até o último dia 21 foram feitos 13 mil atendimentos, incluindo casos da H3N2. Esse balanço não inclui as redes estadual e privada.

Em Taboão da Serra, também na região metropolitana, moradores com sintomas de gripe reclamaram de superlotação e demora para atendimento na UPA Akira Tada, a principal da cidade. Alguns relatos dão conta de espera de até seis horas. A prefeitura informou que os atendimentos na UPA, no Pronto Socorro Municipal (PSM Antena) e no Pronto Socorro Infantil registraram aumento de 100% devido aos surtos de gripe H3N2 e do vírus respiratório VSR, que atinge crianças. Diante do aumento durante a semana, mais um médico foi contratado.

Máscara de novo

O recente surto do vírus influenza H3N2 levou a prefeitura de Ilhabela, no litoral norte, a recuar na medida que desobrigava o uso de máscara em locais abertos.

Novo decreto assinado quarta-feira pelo prefeito Toninho Colucci (PL) determina que a proteção facial é obrigatória em todos os lugares, inclusive nas praias. O uso da máscara estava liberado desde o dia 20 de novembro.

A prefeitura chegou a ser notificada pelo governo paulista devido ao descumprimento do decreto que obriga usar máscara em todo o Estado. A desobediência motivou procedimento de investigação do Ministério Público de São Paulo. No entanto, segundo o prefeito, o que o levou ao recuo foi, além do maior risco de transmissão da gripe, a variante Ômicron da covid-19, já que Ilhabela recebe turistas internacionais.

Doses de vacina contra influenza acabam em parte das cidades

O aumento na procura pela vacina, motivado pelo surto de gripe, fez com que as doses do imunizante contra influenza acabassem ontem em São José do Rio Preto.

Conforme a prefeitura, ontem no fim do dia não havia previsão de envio de nova remessa pelo governo estadual à cidade. Foram aplicadas 160.320 doses liberadas a partir de abril, quando a campanha nacional da gripe começou. A corrida aos postos de vacinação se deve à circulação do vírus influenza H3N2 no interior e ao medo da nova variante, a Darwin.

Nesta quinta, 22, Bauru confirmou os primeiros cinco casos da H3N2 na cidade. Também foi confirmado o primeiro caso em Sertãozinho.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que as vacinas contra a gripe foram destinadas aos municípios em quantidade suficiente para atender os públicos prioritários na campanha nacional, realizada entre abril e julho deste ano.

As novas demandas serão encaminhadas ao Ministério da Saúde, responsável pela aquisição do imunizante junto ao Instituto Butantan. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…