Longevidade: saiba 6 hábitos que ajudam a viver mais, segundo médicos
Viver mais e com saúde é o desejo de muita gente. Quem busca longevidade geralmente pensa logo em alimentação equilibrada e prática de exercícios. Mas será que só isso basta?
Médicos ouvidos pelo Metrópoles destacam outros hábitos que também fazem diferença e podem ajudar a manter o corpo e a mente funcionando bem com o passar dos anos. Confira:
1. Dormir bem é fundamental
Um dos pilares menos valorizados da longevidade é o sono. De acordo com o clínico geral e geriatra Natan Chehter, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e do Hospital Estadual Mário Covas, é durante o sono que o corpo se recupera e o cérebro consolida memórias e experiências.

“É o momento em que as células se regeneram, em que as conexões feitas ao longo do dia são armazenadas. Você vai criar memórias, descansar e preparar o corpo para funcionar bem nas 24 horas seguintes”, explica o médico.
Dormir bem regularmente está associado à menor incidência de doenças cardiovasculares, melhor saúde mental e menor risco de declínio cognitivo. A dica, segundo especialistas, é manter uma rotina regular de horários de ir para a cama e evitar estímulos como telas e cafeína próximo da hora de dormir.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.
