Lua de Morango aparece no céu na segunda-feira e será visível no Brasil


Por Metrópoles, parceiro GMC Online
Captura de tela 2026-06-26 134641
Foto: Freepik

Além do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, a próxima segunda-feira (29/6) será marcada pela Lua de Morango, nome dado quando o satélite natural fica cheio em junho. Estimativas apontam que o evento ocorrerá às 20h57 (horário de Brasília) e será visível do Brasil.

Segundo o portal de astronomia StarWalk, a Lua estará mais baixa no céu do Hemisfério Norte e mais alta no Hemisfério Sul, porção em que a maior parte do nosso país está localizado. O fenômeno poderá ser observado a olho nu e para vê-lo melhor é essencial buscar lugares com pouca luminosidade artificial.

Apesar da nomenclatura, não quer dizer que o astro lunar ficará vermelho rosado, como a cor da fruta. Na verdade, o apelido “morango” vem de povos nativos norte-americanos, que utilizavam os ciclos da Lua para colheita, como a da fruta.

As informações são do Metrópoles

Sair da versão mobile