Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2025

Lua do veado ilumina o céu nesta quinta-feira; conheça o fenômeno


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 09/07/2025 às 13h58
Ouvir: 00:00

Conhecida como “Lua do veado”, a lua cheia do mês de julho proporcionará um espetáculo celeste nesta quinta-feira, 10, das 18h até as 6h. Este fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona de maneira oposta ao Sol, expondo uma nova face, em que aparece totalmente iluminada.

lua do veado
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Mas por que a Lua recebe nome de “do veado”? O apelido informal vem de tradições norte-americanas, que dão um nome para cada fase da Lua cheia.

A Lua do veado recebe este nome por ter relação com o mês de julho. Nos Estados Unidos, este período marca a época em que os veados e cervos começam a desenvolver seus chifres, entrando na fase adulta.

“Em algumas comunidades, eles têm o costume de nomear cada Lua cheia com algo que seja significativo nesta época para eles. Não tem nada a ver com outras partes do mundo, principalmente para nós do Hemisfério Sul. Para os astrônomos, não há apelidos, eu diria apenas a ‘Lua cheia de julho’”, explica o professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo Brito.

O presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Adriano Leonês, destaca que a tradição norte-americana apelida a Lua cheia de maio de “Lua das flores”, devido ao florescimento nessa época do ano de rosas e cerejeiras (sakuras). Já em junho, o astro recebe o nome de “Lua do morango”, por conta da época de colheita dos morangos naquele país.

“A cada época do ano eles [americanos] dão um nome de acordo com algo que aconteça com a natureza”. Leonês ressalta, porém, que a Lua do veado não apresenta qualquer peculiaridade. “A Lua cheia de julho em nada difere das outras Luas cheias ao longo do ano, exceto fenômenos como eclipses ou a Super Lua, o que não é o caso”, afirmou.

De acordo com a revista space, nos EUA, a Lua também pode ser chamada de “Lua do trovão”, em referência às tempestades sazonais de verão que costumam atingir partes do país em julho. Na Europa, a Lua cheia de julho é chamada de “Lua do Feno”, porque coincide com a época da produção da planta.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Cidade da Grande SP tem 100% dos imóveis sem luz após passagem de fortes ventos


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…


O município de Embu-Guaçu, que fica na região metropolitana de São Paulo e tem cerca de 67 mil habitantes, está…

Geral

Aeroporto de Congonhas enfrenta caos após cancelamento de voos por ventania forte em SP


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…


Passageiros do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, lotaram a área de check-in e o saguão do…