Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

‘Mãe de bebê reborn’ vai à Justiça por licença-maternidade de 120 dias


Por Redação GMC Online Publicado 29/05/2025 às 08h34
Ouvir: 00:00

Uma recepcionista de Salvador acionou a Justiça do Trabalho após ter seu pedido de licença-maternidade de 120 dias negado pela empresa onde atua. O motivo: ela alegou ser mãe de um bebê reborn, boneca hiper-realista que simula recém-nascidos. O caso, considerado incomum, ganhou repercussão nas redes sociais e chamou a atenção de juristas e parlamentares.

image

Na ação trabalhista, a mulher afirma que “foi alvo de escárnio, zombaria e negação absoluta de direitos” após informar à empresa sobre seu vínculo materno com a boneca. Ela pede indenização por dano moral de R$ 10 mil, rescisão indireta do contrato de trabalho e o pagamento de verbas indenizatórias e salário-família.

Empresa negou vínculo afetivo com boneca reborn

De acordo com a denúncia, a empresa teria dito que a recepcionista não é “mãe de verdade” e que “precisava de psiquiatra, não de benefício”, conforme consta no processo.

“A reclamante constituiu, com legítimo afeto, profundo vínculo materno com sua filha reborn”, diz a ação protocolada na última terça-feira, 27. “Embora não gestado biologicamente, [o bebê reborn] é fruto da mesma entrega emocional, do mesmo investimento psíquico e do mesmo comprometimento afetivo que toda maternidade envolve.”

O caso está sendo conduzido pelo escritório Vanessa Homem, que reforçou que “não se trata de um devaneio”. Segundo a defesa, “a empresa poderia negar a licença e finalizar o assunto, no entanto não foi isso o que ocorreu. Após o pedido, ela passou a ser alvo de severo assédio moral dentro da empresa”. A identidade da funcionária não foi divulgada.

Vínculo emocional com bebê reborn gera discussão jurídica

A ação também destaca o impacto emocional da negativa: a mulher teria continuado a trabalhar “ainda que sob dor emocional intensa”. O processo afirma ainda que “a maternidade não é apenas biologia” e acrescenta: “negar esse direito é negar a própria subjetividade feminina”. Para os advogados da recepcionista, a atitude da empresa “é reduzir a mulher à sua função reprodutiva, ignorando os avanços do direito civil, da psicologia e da neurociência sobre o vínculo de apego e parentalidade emocional”.

O caso viralizou em meio ao crescente interesse por bebês reborn no Brasil. Vídeos nas redes sociais mostram mulheres trocando roupas, dando mamadeira e até passeando com as bonecas como se fossem bebês reais. Apesar da tendência, reportagem da Folha de S.Paulo apontou que a maioria das compradoras são crianças, segundo as próprias lojas especializadas.

Projeto de lei propõe acolhimento no SUS para pessoas com vínculos afetivos com bonecas

A popularidade dos bebês reborn chegou ao Congresso Nacional. A deputada federal Rosangela Moro (União Brasil-SP) apresentou um projeto de lei que estabelece diretrizes para o acolhimento psicossocial no SUS de pessoas que desenvolvam “vínculos afetivos intensos e potencialmente disfuncionais com objetos de representação humana”.

Além do projeto federal, propostas semelhantes também surgiram em esferas municipais e estaduais, refletindo o impacto social e psicológico que o tema tem despertado na sociedade.

Com informações da Banda B, parceira do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

PM afasta tenente que matou Leandro Lo das atividades policiais


O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo afastou o tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo – julgado…


O Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo afastou o tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo – julgado…

Geral

Dois sargentos da PM são presos pela PF suspeitos de vazar informações de operações para o CV


A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, 8, dois sargentos da Polícia Militar do Rio responsável pelo vazamento de…


A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, 8, dois sargentos da Polícia Militar do Rio responsável pelo vazamento de…

Geral

Empresário morre após ser baleado em ataque a tiros na Barra da Tijuca, no Rio


O empresário Marcos Vinícius Portugal Santos, de 41 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira, 8, após ser alvo…


O empresário Marcos Vinícius Portugal Santos, de 41 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira, 8, após ser alvo…