Mãe perde a guarda da filha uma hora após o parto. Entenda o caso


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Uma jovem mãe de origem groenlandesa perdeu a guarda da filha recém-nascida apenas uma hora após o parto. Isso porque ela teria “falhado” nos testes de “competência parental”, mesmo existindo uma lei que proíbe o uso desses exames em pessoas de origem groenlandesa. O caso, que ocorreu na Dinamarca, gerou forte reação pública, protestos internacionais e cobrança de explicações do governo local.

Foto: Ivana Nikoline Brønlund/Facebook/Reprodução

Ivana Nikoline Brønlund, de 18 anos, nasceu em Nuuk, capital da Groenlândia, e jogou pela seleção de handebol do país. Em 11 de agosto, ela deu à luz sua filha, Aviaja-Luuna, em um hospital na cidade dinamarquesa de Hvidovre, onde vive com a família. Uma hora depois do parto, a prefeitura de Høje-Taastrup, responsável pela região, retirou a criança de seus cuidados. Desde então, Ivana só pôde ver a filha uma vez, por uma hora — sem poder confortá-la ou sequer trocar-lhe a fralda.

Em seu perfil do Facebook, Ivana compartilhou a notícia e comentou sobre como está triste sem a filha. “Meu coração está em mil pedaços sem você minha filha querida… mamãe te ama, mamãe sente sua falta, mamãe está lutando todos os dias pra te levar pra casa, minha bebezinha Aviaja-Luuna”, escreveu.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile