Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta, após dados de emprego nos EUA


Por Agência Estado Publicado 05/11/2021 às 17h27 Atualizado 20/10/2022 às 21h57
Ouvir: 00:00

A maior parte das bolsas da Europa fechou em alta nesta sexta-feira, após a divulgação do relatório de emprego nos Estados Unidos, o payroll, que mostrou forte criação de postos de trabalho no país em outubro. O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, subiu 0,05%, a 483,44 pontos, com valorização de 1,67% na comparação semanal.

Segundo o Departamento de Trabalho dos EUA, a maior economia do planeta registrou criação líquida de 531 mil empregos em outubro, superando a mediana de expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 400 mil.

Para o analista Joe Manimbo, do Western Union, o resultado é “robusto” o suficiente para justificar a continuidade do debate sobre possível alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que esta semana anunciou o início do processo de retirada de estímulos, o “tapering”.

Com os dados no radar, o índice FTSE 100, referência na Bolsa de Londres, encerrou a sessão com ganho de 0,33%, a 7.303,96 pontos, com avanço semanal de 0,92%. Por lá, segue repercutindo a surpresa com a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de manter a taxa básica de juros em 0,1%.

Nesta sexta, o dirigente Dave Ramsden, um dos dois votos contrários à manutenção da taxa, afirmou que votou pelo aumento porque queria conter a recente escalada das expectativas das expectativas de inflação. “Esse movimento no Reino Unido acima, e materialmente acima, do que era uma média histórica relativamente estável, tem sido algo que me preocupa”, afirmou.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,15%, a 16.054,36 pontos, em alta de 2,33% na semana. A produção industrial da Alemanha teve queda de 1,1% em setembro ante agosto, conforme revelou nesta sexta a Destatis, a agência de estatísticas do país.

Na zona do euro, as vendas no varejo caíram 0,3% na mesma base comparativa, de acordo com a União Europeia, contrariando expectativas do mercado.

Ainda assim, os indicadores não tiveram influência nos negócios. O CAC 40, de Paris, aumentou 0,76% nesta sexta e 3,08% ante sexta-feira passada, a 7.040,79 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB avançou 1,00%, a 27.795,93, com salto de 3,42% no acumulado dos últimos cinco pregões.

Nas praças ibéricas, o Ibex 35, em Madri, teve valorização de 0,93%, a 9.123,50 pontos, ganho de 0,73% na semana.

Na contramão, o PSI 20, de Lisboa, cedeu 1,02% nesta sexta e 1,52% na semana, a 5.644,63, em meio a incertezas políticas em Portugal.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Finlândia iniciará vacinação contra a gripe aviária em humanos


A Finlândia será o primeiro país a vacinar humanos contra a gripe aviária. Em nota, o Instituto Finlandês de Saúde…


A Finlândia será o primeiro país a vacinar humanos contra a gripe aviária. Em nota, o Instituto Finlandês de Saúde…

Geral

Câmara tem maioria para aprovar PEC das drogas, mas votação não será apressada, diz Lira


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), evitou confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), um dia após a Corte…


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), evitou confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), um dia após a Corte…