Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Maioria dos brasileiros (55%) vive em faixa de 150 km de largura ao longo do litoral, diz IBGE


Por Agência Estado Publicado 21/03/2024 às 10h32
Ouvir: 00:00

A maior parte dos brasileiros vive em uma estreita faixa de apenas 150 quilômetros de largura ao longo de todo o litoral do Brasil. No total, 54,8% da população se aglomera perto da praia, contra 45,6% em todo o restante do País. Os dados fazem parte do Censo 2022 Agregado por Setores Censitários Preliminares – População e Domicílios, divulgado na manhã desta quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da faixa litorânea, o trabalho destacou uma outra faixa, também de 150 quilômetros de largura, ao longo de toda a fronteira do Brasil com outros países da América Latina. Nesta faixa da fronteira, vivem 9.416.714 brasileiros, ou 4,6% da população. No centro do País propriamente dito (excluindo as faixas da fronteira e do litoral) estão 83.157.078 pessoas, ou 41% dos brasileiros. No litoral vivem 111.277.361.

Setor censitário é uma unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE. É uma unidade menor que Estado, município, distrito e subdistrito, oferecendo dados territoriais mais detalhados em níveis regionais. Para se ter uma ideia, enquanto o País tem 26 Estados e 5.570 municípios, o IBGE delimita nada menos que 452.338 setores censitários. Nas palavras dos pesquisadores, é como “colocar uma lupa” em cima dos municípios. Na divulgação de hoje, foram apresentados os dados de população e domicílios pelo recorte do setor censitário.

“Esses dados são muito usados pelo poder público, pesquisadores, universidades”, explicou o pesquisador Raphael Moraes. “É uma oportunidade que se tem de se chegar a dados em nível local, em um recorte muito mais detalhado.”

Os pesquisadores apresentaram alguns exemplos nos quais o uso dos dados por setor censitário seria mais eficiente do que por município ou mesmo por distrito e subdistrito. O principal deles foi, justamente, a divisão entre litoral, fronteira e centro do País. Mas houve outros. Um deles foi o da Avenida Brasil – a via de 58 quilômetros que corta 28 bairros do Rio, do Centro a zona oeste, e é considerada a principal via expressa da cidade.

Os pesquisadores determinaram uma faixa de 500 metros de cada lado da Avenida Brasil, somando 999 setores censitários. Neste espaço vivem 486 mil pessoas, em 219 mil domicílios.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi


Três homens disfarçados de agentes da Polícia Federal invadiram e assaltaram nesta sexta-feira, 22, a casa de Otávio Maluf, filho…


Três homens disfarçados de agentes da Polícia Federal invadiram e assaltaram nesta sexta-feira, 22, a casa de Otávio Maluf, filho…

Geral

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido


Novas imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de…


Novas imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de…

Geral

Alarme de movimento em vans escolares pode ser obrigatório; saiba o que diz projeto da Câmara


A Comissão de Viação e Transportes aprovou um projeto de lei que obriga proprietários a instalarem sensores de movimento com…


A Comissão de Viação e Transportes aprovou um projeto de lei que obriga proprietários a instalarem sensores de movimento com…