Mal súbito: entenda o que provocou a morte da médica de 26 anos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A médica Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, morreu na última quarta-feira, 14, após sofrer um mal súbito enquanto usava a esteira de uma academia em Belo Horizonte (MG).

Foto: Reprodução

Algumas pessoas que estavam na academia, ao perceberem que a jovem estava inconsciente, iniciaram uma massagem cardíaca.

O termo “mal súbito” se refere a um evento médico repentino e inesperado. Esse tipo de ocorrência pode ser provocado por vários fatores, incluindo problemas cardiovasculares, neurológicos ou metabólicos.

Uma pessoa pode desmaiar inesperadamente devido a uma crise de hipoglicemia, desidratação ou uma convulsão leve, por exemplo. Em casos mais graves, o mal súbito pode incluir uma parada cardíaca repentina, que leva a óbito em poucos minutos.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, o cardiologista Bruno Bacelar, da clínica Tivolly, de Brasília, explicou que o mal súbito em pessoas jovens costuma decorrer de um estímulo físico exagerado ou de problemas cardíacos prévios que não foram diagnosticados, como arritmias cardíacas.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile