Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Médico vascular elege as melhores frutas para a saúde das artérias


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 30/11/2025 às 16h48
Ouvir: 00:00
Mixed summer fruits closeup
Imagem Ilustrativa | Freepik

Com a função de transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, as artérias são vasos sanguíneos que podem ficar “entupidos” em razão de maus hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo, má alimentação e ganho de peso. Manter esses tubos “limpos”, ou seja, livres de placas de gordura requer adotar uma rotina saudável, com prática de atividade física constante e refeições balanceadas. Inclusive, o consumo de determinadas frutas tende a contribuir com esse objetivo.

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o médico Herik Oliveira elenca as frutas com potencial de ajudar a saúde das artérias. Expert em varizes e lipedema, ele é especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). De acordo com o cirurgião vascular, alguns alimentos beneficiam esses vasos sanguíneos por terem “propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes” na composição.

1. Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e cereja

Essas frutas são ricas em antioxidantes, principalmente antocianinas, que atuam na redução da inflamação e protegem a parede interna desses tubos. “Ao ajudar a melhorar a elasticidade desses vasos, previne o processo de aterosclerose, que é quando ocorre a formação de placas de gordura no interior das artérias”, explica o médico. Ele menciona sobre essas opções contribuírem com a diminuição do colesterol ruim, o LDL, e o aumento do colesterol bom, o HDL.

“Com isso, essas frutas favorecem a circulação, evitando o acúmulo de placas de gordura e melhorando o fluxo sanguíneo”, ressalta Herik.

2. Frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e acerola

As frutas cítricas dispõem de teor significativo de vitamina C, nutriente essencial para a produção de colágeno, proteína com capacidade de “dar aquela elasticidade” na parede desses vasos sanguíneos, conforme frisa o angiologista. Devido ao efeito anti-inflamatório, esses alimentos reduzem a formação de placas de gordura, além de colaborarem com a pressão arterial. “Auxilia na dilatação das artérias e no equilíbrio de eletrólitos, como o potássio”, sustenta o cirurgião vascular.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Trio encapuzado rouba arsenal de empresa de segurança na zona sul de SP


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…


Um trio encapuzado roubou neste domingo, 7, o arsenal de armas de fogo de uma empresa de segurança no Capão…

Geral

Criminosos roubaram obras de Matisse e Portinari da Biblioteca Mário de Andrade, em SP


A Prefeitura de São Paulo informou que 13 obras de arte foram roubadas neste domingo, 7, da exposição “Do livro…


A Prefeitura de São Paulo informou que 13 obras de arte foram roubadas neste domingo, 7, da exposição “Do livro…

Geral

Manifestantes protestam contra o feminicídio na Av. Paulista


Manifestantes protestam na tarde deste domingo, 7, na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, contra o feminicídio. As…


Manifestantes protestam na tarde deste domingo, 7, na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, contra o feminicídio. As…