Médico vascular elege as melhores frutas para a saúde das artérias

Com a função de transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, as artérias são vasos sanguíneos que podem ficar “entupidos” em razão de maus hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo, má alimentação e ganho de peso. Manter esses tubos “limpos”, ou seja, livres de placas de gordura requer adotar uma rotina saudável, com prática de atividade física constante e refeições balanceadas. Inclusive, o consumo de determinadas frutas tende a contribuir com esse objetivo.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o médico Herik Oliveira elenca as frutas com potencial de ajudar a saúde das artérias. Expert em varizes e lipedema, ele é especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). De acordo com o cirurgião vascular, alguns alimentos beneficiam esses vasos sanguíneos por terem “propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes” na composição.
1. Frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e cereja
Essas frutas são ricas em antioxidantes, principalmente antocianinas, que atuam na redução da inflamação e protegem a parede interna desses tubos. “Ao ajudar a melhorar a elasticidade desses vasos, previne o processo de aterosclerose, que é quando ocorre a formação de placas de gordura no interior das artérias”, explica o médico. Ele menciona sobre essas opções contribuírem com a diminuição do colesterol ruim, o LDL, e o aumento do colesterol bom, o HDL.
“Com isso, essas frutas favorecem a circulação, evitando o acúmulo de placas de gordura e melhorando o fluxo sanguíneo”, ressalta Herik.
2. Frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e acerola
As frutas cítricas dispõem de teor significativo de vitamina C, nutriente essencial para a produção de colágeno, proteína com capacidade de “dar aquela elasticidade” na parede desses vasos sanguíneos, conforme frisa o angiologista. Devido ao efeito anti-inflamatório, esses alimentos reduzem a formação de placas de gordura, além de colaborarem com a pressão arterial. “Auxilia na dilatação das artérias e no equilíbrio de eletrólitos, como o potássio”, sustenta o cirurgião vascular.
Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online
