Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Menopausa: tratamento sem hormônio promete reduzir fogacho e insônia


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 02/04/2025 às 08h56
Ouvir: 00:00

As terríveis ondas de calor e a insônia que acometem mulheres na menopausa podem estar com os dias contados. Um novo medicamento não hormonal promete amenizar os desconfortos sentidos por mulheres que tiveram o fim dos ciclos menstruais. No Brasil, a menopausa ocorre em mulheres com idade média de 48 anos.

mulher-mais-velha-triste-no-sofa_23-2149403973
Foto: Freepik

A droga já foi testada em fase 3 e foi submetida à avaliação na Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora americana, e a expectativa é de aprovação ainda em 2025 nos Estados Unidos e na Europa.

A diferença do novo medicamento para os usuais é o fato de não ser hormonal: ele é o primeiro antagonista duplo dos receptores neurocinina-1 e -3 (NK-1 e NK-3) em desenvolvimento clínico avançado. A farmacêutica Bayer apresentou pedido de registro do medicamento, cujo princípio ativo é o elinzanetant, nos Estados Unidos em 2024. Nos estudos de fase 3, o remédio demostrou redução significativa da frequência e gravidade dos sintomas vasomotores de moderados a graves (VMS, também conhecidos como fogachos, calorões ou ondas de calor) ao longo de 12 semanas em comparação com o placebo.

A expectativa é que uma resposta sobre a aprovação do medicamento ocorra no segundo semestre de 2025, nos Estados Unidos. Com a aprovação da FDA, a chegada ao Brasil poderia levar mais uma média de 1 ano e 6 meses, contando com o tempo de pedido e análise pela Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…


Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia, suspeito de tentar estuprar uma médica durante…

Geral

Copasa firma acordo para prestação de serviços ao município de Belo Horizonte até 2073


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na noite de sexta-feira (5) que firmou com o Município de…


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou na noite de sexta-feira (5) que firmou com o Município de…