Mensagem que circula no WhatsApp com novos valores de multas de trânsito é falsa


Por Lethícia Conegero
Mensagem que circula no WhatsApp com novos valores de multas de trânsito é falsa
Parte da mensagem falsa sobre novos valores de multas de trânsito circula pelo WhatsApp. Foto: Reprodução

Circula no WhatsApp uma mensagem falsa sobre reajuste nos valores de multas de trânsito. Pelo texto, as infrações poderiam chegar a R$ 3.915,00. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), emitiu nota reforçando que a mensagem é falsa. Leia na íntegra:

“A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que arquivo compartilhado com novas multas é uma fake news. As informações do trânsito devem sempre ser pesquisadas e conferidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regulamentado pelo Governo Federal.”

Na verdade, a multa mais cara prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é de R$ 293,47, de natureza gravíssima.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o novo CTB com algumas mudanças que entraram em vigor em abril deste ano, mas nenhuma delas se refere à alteração dos valores das multas. Dentre as principais mudanças estão a ampliação do prazo para a renovação da habilitação, o escalonamento dos limites de pontuação para a suspensão da CNH e a definição de prazo máximo para os órgãos de trânsito aplicarem a penalidade de multa.

Segundo o artigo 258 do CTB, as infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade, em quatro categorias:

Sair da versão mobile