Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Metrô adia licitação da Linha 19-Celeste; veja novas datas


Por Agência Estado Publicado 23/06/2025 às 19h02
Ouvir: 00:00

O Metrô de São Paulo adiou a licitação para as obras de construção da Linha 19-Celeste do sistema metropolitano de transporte urbano. Conforme publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 23, a licitação será por lotes e a publicação dos editais dos três lotes vai acontecer entre os dias 22 e 24 de julho. Inicialmente, a licitação estava prevista para o dia 6 de junho, depois foi postergada para o final deste mês.

O Metrô informou que a abertura da licitação foi adiada para atender a pedidos das empresas interessadas em participar da concorrência, possibilitando um prazo maior para a elaboração das propostas.

As publicações dos editais dos Lotes 1, 2 e 3 estão previstas para os dias 22, 23 e 24 de julho, respectivamente.

A previsão é de que as obras comecem em 2026 com prazo de 75 meses para conclusão, ou seja, a entrega da linha completa deve acontecer apenas em 2032.

Com 17,6 km, a Linha 19-Celeste vai ligar a região do Anhangabaú, no centro de São Paulo, até o Bosque Maia, na cidade de Guarulhos, passando pela zona norte da capital. A previsão é de 15 estações.

A obra será dividida em três lotes que serão licitados separadamente.

São eles:

Lote 01 – do centro de São Paulo até a estação Vila Maria.
Lote 02- da estação Vila Maria até a estação Jardim Julieta.
Lote 03 – da estação Jardim Julieta até o VS 18 (Bosque Maia, em Guarulhos).

Os lotes serão trabalhados simultaneamente para acelerar a construção. O prazo de conclusão será de 75 meses (6 anos e 2 meses) após a assinatura dos contratos.

A Linha 19-Celeste será integrada às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. O ponto de partida será junto ao Terminal Bandeira, de ônibus urbanos, na Praça da Bandeira, entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. No total, serão 15 estações, sendo 10 em São Paulo e 5 em Guarulhos.

As estações em Guarulhos serão: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica. Em São Paulo, as estações serão: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.

Na estação Cerealista, no bairro do Pari, próximo da Feirinha da Madrugada, pode haver integração com a Linha 11-Coral da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM).

As desapropriações para a implantação da linha já vêm sendo realizadas. As áreas foram declaradas de utilidade pública pelo governo estadual e os processos, amigáveis ou judiciais, são conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Além da construção de 15 estações, serão edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha.

A expectativa é de que a nova linha transporte 630 mil pessoas por dia – o tempo de percurso será reduzido em pelo menos uma hora. O investimento previsto é de R$ 19,5 bilhões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretor de presídio encomendou morte de juiz, diz detento


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…


Diretores da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, conhecida como “Ferrugem” em Sinop (MT), são apontados como mandantes em uma conspiração…

Geral

Firjan inaugura unidade de R$ 8 milhões focada em Tecnologia da Informação, na próxima sexta


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…


Com foco em formar mais de 9 mil novos profissionais por ano e em diferentes níveis para atuar em áreas…

Geral

Alesp aprova projeto de Tarcísio e isenta de IPVA motos de até 180 cilindradas


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…


A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde desta quarta-feira, 17, proposta do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)…